30 outubro 2016 4:06 pm

1,7 milhões de paranaenses voltam às urnas neste domingo

Redação Paiquerê

Cerca de 1,7 milhão eleitores voltam às urnas neste domingo (30) para o segundo das eleições municipais nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá. Na capital a disputa é entre o ex-prefeito Rafael Greca (PMN) e o deputado estadual Nei Leprevost (PSD).

Em Ponta Grossa, a disputa ficou entre o deputado federal Aliel Machado (Rede) e o prefeito Marcelo Rangel (PPS). Já na cidade de Maringá o eleitorado vai escolher entre o ex-prefeito Silvio Barros (PP) e o vereador Ulisses Maia (PDT).

A expectativa da Justiça Eleitoral é divulgar o resultado final até às seis da tarde de domingo. Em Curitiba, aproximadamente 40 mil eleitores foram remanejados das seções eleitorais localizadas nas escolas estaduais que estão ocupadas por alunos.

Segundo o coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, Mardem Machado, a votação não será prejudicada. Ele descartou aumento nas abstenções por causa das mudanças que atingem, em menor grau, também Ponta Grossa e Maringá.

Mardem Machado explicou que mesmo nas cidades onde não há segundo turno, como Londrina, o fórum eleitoral terá um posto para justificativas para quem estiver fora do seu domicílio.

O coordenador de comunicação do TRE informou que todos os recursos sobre registro de candidatura devem estar julgados até o dia 19 de dezembro, último prazo para diplomação dos eleitos.

Em todo o país, 32,9 milhões eleitores voltarão às urnas eletrônicas para escolher o prefeito entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno. O segundo turno ocorre em 57 municípios, sendo 18 capitais; são cidades com mais 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos obteve mais da metade dos votos válidos, no dia 2 de outubro.

Comentários Facebook

Comentários