12 agosto 2018 10:58 am

A cada hora, 12 motoristas são multados por uso de celular no Paraná

Redação Paiquerê

Foto: Divulgação/Detran
Foto: Divulgação/Detran

Nos primeiros seis meses deste ano, o Detran do Paraná registrou 50.800 multas para motoristas que usavam o aparelho celular enquanto dirigiam. Segundo o Detran, esse número representa 12 flagrantes por hora, durante 180 dias.

Mesmo com um número tão alto, o índice de multas por celular sofreu uma redução desde o ano passado. Em 2017 haviam sido 57.275 notificações nos seis primeiros meses do ano, o que aponta para uma queda de 12,5% no número de registros em 2018.

Desde 2016, o Código de Trânsito Brasileiro passou de ‘média’ a ‘gravíssima’ as infrações por uso de celulares. Com isso, o condutor recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e paga multa de R$ 293,47.

De acordo com a coordenadora de habilitações do Detran, Marli Batagini, o uso do celular não está mais restrito aos telefonemas, o que aumento o risco quando o motorista está digitando mensagens ou conferindo vídeos.

Marli destacou que as duas primeiras causas de acidentes graves continuam sendo excesso de velocidade e embriaguez ao volante.

Comentários Facebook

Comentários