8 junho 2018 2:22 pm

Caapsml defere aposentadoria para ex-diretor réu na ZR3

Lino Ramos
Bicho-Pau

Ossamu Kaminagakura. Foto: Neto Almeida
Ossamu Kaminagakura deixou a prisão na quinta-feira (7). Foto: Neto Almeida

A Caixa de Assistência e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) deferiu o pedido de aposentadoria para o ex-diretor de Loteamentos da Secretaria Municipal de Obras de Londrina, Ossamu Kaminagakura. O deferimento ocorreu após a Corregedoria-Geral do Município decidir pela demissão do servidor, acusado de envolvimento em um esquema de corrupção para mudanças de zoneamento na cidade.

Ossamu estava preso preventivamente desde janeiro de 2018 e por decisão da Justiça deixou a prisão na quinta-feira (7). O superintendente da Caapsml, Marco Antônio Bacarin, confirmou que o pedido de aposentadoria feito po Kaminagakura foi deferido, mas alega que o benefício ainda não foi concedido. Segundo ele, será preciso avaliar as consequências jurídicas da decisão da Corregedoria e a palavra final será do prefeito Marcelo Belinati (PP).

A demissão de Ossamu Kaminagakura foi motivada por outros casos, que não envolvem a operação ZR3, no qual ele é réu. Ele já havia sido repreendido e também afastado por 15 dias em razão de dois processos. No primeiro foi acusado de favorecer a construção de um loteamento residencial dispensando as exigências do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Em outro, autorizou a instalação de um shopping na cidade, também sem observar as exigências de outros órgãos municipais.

No último processo em que a Corregedoria decidiu pela demissão, Kaminagakura foi acusado de reduzir a contrapartida para projetos da Construtora MRV, não respeitando a Lei de Parcelamento do Solo Urbano. A Secretaria de Educação entendeu que a empresa deveria construir uma escola em Londrina, mas o então diretor teria reduzido o tamanho das salas de aula, de responsabilidade da construtora. Por enquanto, ele continua recebendo salário de R$ 14,2 mil.

Comentários Facebook

Comentários