15 outubro 2017 8:34 am

Câmara Municipal decide futuro de mandato de Boca Aberta; Acompanhe

Redação Paiquerê

São precisos 13 votos para cassar mandato de Boca Aberta. Foto: Divulgação CML
São precisos 13 votos para cassar mandato de Boca Aberta. Foto: Divulgação CML

A Câmara de Londrina decide em sessão neste domingo (15) o futuro do mandato do vereador Emerson Petriv (PR), o Boca Aberta. Ele foi denunciado pela servidora municipal Regina Amancio por quebra de decoro parlamentar, por suposto estelionato ao ter promovido uma “vaquinha” virtual no Facebook para quitar uma multa eleitoral. O vereador nega a irregularidade e se diz vítima de perseguição.

Para ser cassado, são necessários 13 votos, no mínimo, a favor. Caso o número seja menor, a denúncia será arquivada. Já se Petriv perder o mandato, também ficará inelegível por oito anos. A sessão começou pontualmente às 8h e no início deverá ser lido a peça de acusação e de defesa. O vereador tentou anular a sessão por duas vezes e ambas foram negadas. A última tentativa aconteceu no sábado (14). A defesa de Petriv também tenta proibir que vereadores considerados seus desafetos votem. São eles Rony Alves (PTB), Júnior Santos Rosa (PSD), Roberto Fu (PDT), Jamil Janene (PP) e Vilson Bittencourt (PSB).

A Comissão Processante (CP) criada para investigar o vereador foi formada por Felipe Prochet (PSD), presidente; Rony Alves, relator; e Eduardo Tominaga (DEM), membro. Na época, 16 vereadores votaram a favor da criação da CP, que chegou a ter os trabalhos interrompidos após a Justiça determinar que seu primeiro membro, Jamil Janene (PP), deixasse a função por ser suplente. Posteriormente, no documento apresentado pelo relator, foi sugerida a cassação do mandato de Boca Aberta.

Desde a denúncia, em maio, até agora, o investigado conseguiu, além da substituição de Janene na CP, outra vitória na Justiça, que foi o cancelamento da sessão anterior, marcada para 22 de setembro. Na ocasião, ele alegou que não foi ouvido e, por isso, não poderia ser julgado. Até prestar o depoimento para a comissão, Boca Aberta apresentou alguns atestados, se apresentando para o interrogatório na semana passada.

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE AO VIVO A SESSÃO

Comentários Facebook

Comentários