10 julho 2018 4:54 pm

Com gol de Umtiti, França vence a Bélgica e está na final da Copa do Mundo

Redação Paiquerê

Umtiti França FIFA
O zagueiro Umtiti marcou de cabeça o gol que deu à França a vaga na final da Copa do Mundo. Foto: Divulgação/FIFA

Na tarde desta terça-feira (10), a França venceu a seleção da Bélgica pelo placar de 1 a 0 e se classificou para a final da Copa do Mundo, onde enfrentará o vencedor do confronto entre Croácia e Inglaterra, que será disputado às 15 horas desta quarta-feira (11). O gol do jogo foi marcado pelo zagueiro Umtiti, de cabeça, aos 5 minutos do segundo tempo.

TÁTICA
A França foi a campo com praticamente a mesma escalação que usou para vencer o Uruguai nas quartas de final. A única mudança foi o retorno do volante Matuidi, que estava suspenso, ao time titular no lugar de Tolisso. De resto, o técnico Didier Deschamps manteve o seu esquema tático 4-2-3-1: uma linha de quatro jogadores na defesa; Kanté e Pogba como os dois volantes; uma linha de três meia composta por Matuidi pela esquerda, Mbappé pela direita e Griezmann centralizado; com Giroud isolado no ataque.

Já a Bélgica mudou bastante a sua formação em relação à partida contra o Brasil, nas quartas de final. Apesar de ter havido apenas uma mudança na escalação, a saída do ala direito Meunier, suspenso por conta do segundo cartão amarelo, para a entrada do volante Dembélé, vários jogadores mudaram de posição. O técnico Roberto Martínez montou a Bélgica num esquema tático 3-6-1: uma linha de três zagueiros; Chadli na ala direita e Hazard na ala esquerda; um quarteto de meio-campo composto por Dembélé, Witsel, Fellaini e De Bruyne; com Lukaku isolado no ataque.

O JOGO
O primeiro tempo começou com um amplo domínio da Bélgica. As mudanças implementadas pelo técnico Roberto Martínez surtiram efeito e a seleção belga dominou as ações e criou as melhores oportunidades dos primeiros 25 minutos. Hazard teve duas grandes chances, aos 14 e aos 18 minutos, em finalizações que rasparam a trave, e Alderweireld quase marcou aos 21, mas foi parado pelo goleiro Lloris.

A França, por sua vez, começou a partida acuada, com dificuldade para por em prática o seu jogo de troca de passes e jogadas em velocidade e só conseguiu levar algum perigo através de lançamentos longos e finalizações de fora da área. Só na reta final do primeiro tempo que os principais jogadores da França começaram a aparecer, deixando o jogo mais equilibrado. Giroud teve uma boa chance de cabeça aos 30 minutos e depois, aos 33, perdeu uma chance claríssima, livre dentro da área, após cruzamento rasteiro de Mbappé, finalizando para fora. Pavard também uma chance clara após passe de Mbappé, aos 38 minutos, mas parou no goleiro Courtois.

O segundo tempo começou com a França superior e abrindo o placar logo aos 5 minutos, em cabeçada do zagueiro Umtiti após cobrança de escanteio de Griezmann. O gol deu confiança aos franceses, que passaram a dominar o jogo. Enquanto isso, a Bélgica se lançou ao ataque, com as entradas dos atacantes Mertens e Carrasco, mas não conseguiu criar oportunidades de gol com a bola no chão e começou a apelar para as jogadas aéreas. O chuveirinho não surtiu efeito e a França tratou apenas de se defender e administrar a vantagem até o apito final.

FICHA TÉCNICA
França 1×0 Bélgica – Semifinal – Copa do Mundo
Local: Estádio de São Petersburgo
Árbitro: Andrés Ismael Cunha
Gols: Umtiti (França)
França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Kanté e Pogba; Mbappé, Griezmann e Matuidi (Tolisso); Giroud (Nzonzi) – Técnico: Didier Deschamps
Bélgica: Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Chadli, Dembélé (Mertens), Witsel, Fellaini (Carrasco), De Bruyne e Hazard; Lukaku – Técnico: Roberto Martínez

Comentários Facebook

Comentários