11 julho 2018 5:37 pm

Com gol na prorrogação, Croácia vence a Inglaterra e vai para a final da Copa do Mundo

Redação Paiquerê

Mandzukic FIFA
Na prorrogação, Mandzukic fez o gol da classificação da Croácia para a final da Copa do Mundo. Foto: Divulgação/FIFA

Na tarde desta terça-feira (10), a seleção da Croácia venceu a Inglaterra pelo placar de 2 a 1 e se classificou para a final da Copa do Mundo, onde enfrentará a França no próximo domingo (15). Os gols da Croácia foram marcados por Perisic e Mandzukic. Já o gol da Inglaterra foi marcado por Trippier.

TÁTICA
Havia uma certa dúvida se o lateral direito Vrsaljko teria condições de ser ao menos relacionado para esta semifinal, por conta de uma lesão no joelho. Mas, de maneira surpreendente, o defensor foi escalado como titular e a Croácia foi a campo com o seu time ideal para enfrentar a Inglaterra. O técnico Zlatko Dalic montou a seleção croata novamente com o esquema tático 4-2-3-1: uma linha de quatro jogadores na defesa; Brozovic e Rakitic como volantes; uma linha de três meias com Rebic pela direita, Perisic pela esquerda e Modric centralizado; e Mandzukic no comando do ataque.

A Inglaterra, por sua vez, não teve nenhuma surpresa e o técnico Gareth Southgate manteve o esquema tático 3-5-2: uma linha de três zagueiros; Trippier na ala direita e Young na ala esquerda; Henderson como volante; Lingard e Dele Alli como meias; e Sterling e Harry Kane como dupla de ataque.

O JOGO
O primeiro tempo foi marcado por um amplo domínio da seleção inglesa, que não demorou para abrir o placar. Logo aos 5 minutos, Dele Alli arrancou pelo meio e foi derrubado por Modric na entrada da área. O ala direito Trippier foi para a cobrança e mandou a bola no ângulo, sem chances de defesa para Subasic. A Inglaterra manteve o controle do jogo durante toda a primeira etapa e teve chances para ampliar o placar, mas não as aproveitou. A Croácia, por sua vez, se lançou ao ataque após sofrer o gol, mas não conseguiu levar grande perigo à meta de Pickford.

O segundo tempo foi bem diferente do primeiro. A Inglaterra voltou com a proposta de sustentar a sua vantagem, enquanto a Croácia tentava empatar. Aos 22 minutos, a insistência croata foi recompensada, quando o lateral direito Vrsaljko fez o cruzamento na área inglesa e Perisic se antecipou a Walker para desviar mandar a bola para o fundo do gol. O empate animou a Croácia, que, aos 26 minutos, chegou com perigo novamente com Perisic, que invadiu a área pela esquerda, se livrou da marcação e bateu cruzado, carimbando a trave. A Inglaterra sentiu o baque e se limitou a se defender e suportar a pressão croata até que o segundo tempo terminasse.

Na prorrogação, as duas equipes sentiram o desgaste físico e obrigaram os técnicos a fazer alterações. Nos primeiros 15 minutos do tempo extra, a principal chance de gol da seleção inglesa veio em uma cabeçada de Stones, que foi salva em cima da linha por Vrsaljko. Já a principal chance da Croácia veio com Mandzukic, que desviou o cruzamento rasteiro de Perisic e exigiu uma grande defesa de Pickford.

Já no segundo tempo da prorrogação, a Croácia chegou ao gol da virada logo aos 2 minutos, com Mandzukic, que aproveitou uma falha do sistema defensivo da Inglaterra e bateu cruzado, de perna esquerda, para o fundo do gol. A Inglaterra tentou se lançar ao ataque para empatar, mas o placar terminou mesmo em 2 a 1 para a Croácia.

FICHA TÉCNICA
Croácia 2×1 Inglaterra – Semifinal – Copa do Mundo
Local: Estádio Lujniki, em Moscou
Árbitro: Cüneyt Çakir
Gols: Perisic e Mandzukic (Croácia) /// Trippier (Inlgaterra)
Croácia: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pivaric); Brozovic e Rakitic; Rebic (Kramaric), Modric (Badelj) e Perisic; Mandzukic (Corluka) – Técnico: Zlatko Dalic
Inglaterra: Pickford; Walker (Vardy), Stones e Maguire; Trippier, Henderson (Dier), Dele Alli, Lingard e Young (Rose); Sterling (Rashford) e Harry Kane – Técnico: Gareth Southgate

Comentários Facebook

Comentários