16 maio 2018 2:58 pm

Produtores pedem diminuição de juros no Plano Safra 2018/2019

Redação Paiquerê

Faltando pouco mais de um mês para o anúncio do Plano Safra 2018/2019, produtores pedem a elevação do volume de recursos em 5,08%; o aumento de recursos para investimentos em R$ 9,5 bilhões; e a redução das taxas de juros para financiamentos de custeio de 8,5%, ao ano, para 5,5%.

As sugestões foram levantadas junto aos agricultores por meio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). De acordo com Bruno Lucchi, superintendente técnico da CNA, também foi pedido ao Ministério da Agricultura a priorização de linhas de investimento do Programa de Construção de Armazéns (PCA). Ele aponta que esta iniciativa é de extrema importância para os produtores do Paraná e dos outros estados da região Sul, em razão das grandes interferências climáticas na produção.

O superintendente técnico da CNA reconheceu que a validação dos pedidos da categoria no próximo Plano Safra não será fácil.

Em abril, a União Europeia embargou carnes e produtores derivados fabricados por 20 estabelecimentos brasileiros. Bruno Lucchi relata que algumas medidas foram tomadas para cobrir prejuízos de produtores. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil cobra medidas mais firmes do Governo Federal para reverter o embargo.

O volume de recursos do Plano Safra 2017/2018 foi de R$ 188 bilhões.

Comentários Facebook

Comentários