Secretario de Infra-Estrutura divide equipes para moldar modelos de pedágios
Neto Almeida
Redação Paiquerê
Em visita à Londrina, Abelardo Lupion, secretário de infra-estrutura e logística do Paraná, explicou sobre a situação dos pedágios no Paraná. Segundo ele, são três fases com duas equipes trabalhando na cobrança das obras que os contratos com as concessionárias ainda preveem e ainda, o novo modelo a partir de 2021, quando se encerra os contratos com as concessionárias.
Os contratos com as concessionárias de pedágio que atuam no Paraná vencerão em novembro de 2021, mas o modelo adotado entregará uma quilometragem de obras 39% menor do que previsto no edital de 1996. Após um debate, cinco grupos apresentaram sugestões para o modelo dos novos contratos de pedágio, em audiência pública, em Londrina. O custo da tarifa considerado ideal variou de R$ 5 a R$ 8 para cada 100 km duplicados, até a redução de 70% no preço atual.
Entre as obras mais necessárias, foram apontadas a duplicação completa dos trechos, a partir de Londrina, até Curitiba e até a divisa com São Paulo. Os contornos para retirar o tráfego pesado das cidades como Cornélio Procópio, Apucarana e Arapongas, que deveriam ter sido feitos sob os contratos atuais, também foram lembrados.
Em relação aos trechos de rodovias que poderiam ser objeto de novas concessões, foram lembradas a PR-445, de Londrina a Mauá da Serra, e a PR-170, de Porecatu a Rolândia.