A importância do elogio
Maria Cristina Orcelli
O Mundo da Psicologia

Foto: Divulgação
Você já percebeu que os membros das famílias estão cada dia mais distantes, frios, falta carinho, gestos afetivos, elogios? O ser humano está cada vez mais irritado, intolerante, por isso as relações de hoje quase não duram. A Palavra elogio significa expressão de admiração, exaltar o outro. A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias. É difícil ver o marido elogiando a esposa ou vice-versa não vemos os chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos elogiando-se.
Infelizmente as pessoas estão acostumadas a focar no negativo, reclamam, brigam quando algo não sai bem, mais dificilmente lembra-se de elogiar quando as coisas são bem-feitas e dão resultado positivo. É importante expressar nosso carinho e gratidão por aqueles que nos tratam ou nos servem bem. A ausência de elogio afeta muito as pessoas e as relações vão ficando cada vez pior, se desde a infância a criança já necessita de atenção e se percebe que tem pelo comportamento negativo, mesmo que inconsciente, sem perceber ela tende a repetir esses comportamentos para conseguir chamar a atenção dos adultos a sua volta.
Por outro lado, o elogio ajuda a criança a melhorar e se esforçar, eleva sua auto-estima e faz com que ela cresça mais segura. Os valores hoje estão muito distorcidos, valorizam-se jogadores, modelos, artistas, pessoas que se utilizam da sua imagem para ganhar dinheiro, sendo assim tem a obrigação de cuidar do corpo, da aparência e esquecemos-nos de olhar para quem está ao nosso lado, pessoas reais que fazem parte da nossa vida e que realmente amamos muito e que muitas vezes gostariam e esperam receber um elogio nosso.
Você sabia que todo ser humano gosta e tem necessidade de sentir-se REI- Reconhecido, Especial e Importante. Ninguém consegue viver sozinho, precisamos uns dos outros, então que tal você fazer um propósito de pelo menos um dia da semana procurar olhar o lado bom das coisas e principalmente das pessoas a sua volta.
Pense nisso!