Antropólogos da UEL realizam pesquisa sobre relação humana com a Covid-19

Foto: Jaelson Lucas / ANPr
Redação Paiquerê
O Departamento de Ciências Sociais da UEL (Universidade stadual de Londrina) está desenvolvendo um Projeto de Pesquisa Interdisciplinar chamado “Covid-19: Experiências e Relatos”. O objetivo do trabalho é descobrir os impactos que a pandemia está causando no cotidiano popular, na convivência entre pessoas e também na relação entre o cidadão e as instituições governamentais.
Integrante do grupo de pesquisadores, a antropóloga e professora da UEL, Martha Ramírez Gálvez, destaca um dos dilemas da pandemia: distanciamento social para conter o avanço do vírus.
“Para fazer distanciamento são necessárias algumas condições.”
Martha Gálvez também abordou o comportamento individualizado em várias regiões do Brasil, condição que coloca em risco a vida de muitas pessoas.
“Parece que estamos vivendo em uma sociedade que é cada um por si.”
Especialista em analisar o comportamento humano, a Antropóloga Martha Ramírez Galvez, destaca que a falta de uma coordenação mais organizada no combate da Covid-19, cria espaço para perigosas decisões individualizadas.
“Essa falta de coordenação parece ter levado a que individualmente cada pessoa por si siga o desrespeito conforme sua opção partidário-ideológica.”
Covid-19, experiências e relatos é o tema do Projeto de Pesquisa Interdisciplinar, que está sendo realizado pela UEL.