8 outubro 2018 4:10 pm

“Carmen” abre o Festival de Dança nesta segunda (8)

Redação Paiquerê

O Festival de Dança de Londrina promete uma largada memorável para a sua 16ª edição. O palco do Teatro Ouro Verde vai receber mais de vinte bailarinos para a execução da potente versão de “Carmen”, assinada por Luiz Fernando Bongiovanni numa fusão de clássico, flamenco e contemporâneo. O Balé Teatro Guaíra participa pela primeira vez do evento, abrindo em Londrina as comemorações dos seus 50 anos – idade rara para um grupo artístico no contexto brasileiro.

A cerimônia de abertura e a apresentação começam às 20h desta segunda, com entrada gratuita. Ingressos já podem ser retirados nas bilheterias (dois por pessoa) da Funcart, Loja Shop Ballet e Ouro Verde. O público presente vai também conferir, no hall do teatro, uma exposição de figurinos do acervo deste meio século de história. “Carmen” transita por vários temas de importância universal e atemporal, como a passionalidade, o ciúme e a morte, colocando em destaque o papel libertário da protagonista feminina em meio a conflitos sociais e emocionais. Ambientada na Espanha do século XIX, a trama é tecida por Carmen, uma cigana sedutora, o toureiro Escamillo e o cabo da polícia Don José. O Guaíra ambienta a coreografia em um cenário de contrastes cromáticos e formas concretas assinado pelo londrinense Gelson Amaral.

Um trabalho que se articula a partir da dramaturgia da ópera e da trilha composta por Rodion Shchedrin e Georges Bizet, sobre conto de Prosper Mérimée. A ópera estreou em 1875, em Paris. Noventa e dois anos depois, em 1967, o Balé Bolshoi concebeu uma versão de dança realizada pelo coreógrafo cubano Alberto Alonso.

Carmen
Balé Teatro Guaíra – Curitiba (PR)
Dia: segunda-feira (8)
Horário: 20h
Local: Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, 85)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Entrada: Gratuito

Com N.com

Comentários Facebook

Comentários