Cartão de crédito clonado é principal fraude sofrida pelos consumidores
Neto Almeida
Redação Paiquerê
Cartão de crédito clonado é a principal fraude sofrida pelos consumidores nos últimos 12 meses, de acordo com dados divulgados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas).
O levantamento revela que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses. A maior parte das ocorrências, que representa 41% das vítimas, está ligada à clonagem de cartão de crédito. O segundo golpe mais comum é o recebimento de boletos falsos, representando 13% das menções. Na pesquisa, aparecem ainda clonagem de cartão de débito, contratação de empréstimos e financiamento, todos com 11% de incidência.
Ainda de acordo com o levantamento, 48% das fraudes foram feitas em transações ou compras feitas pela internet. Outros 20% dos golpes, no entanto, aconteceram nas operações realizadas em agências bancárias ou financeiras e 15% delas, em lojas físicas.
As principais consequências das fraudes são: compras indevidas em nome da pessoa (37%) e prejuízos financeiros (24%). Muitas pessoas, estão recebendo mensagens em seus celulares com compras efetuadas por criminosos em outras cidades, estados ou países.
Edgard Soriani, responsável pela Delegacia de Estelionato em Londrina, explicou que são dois modelos de crime que estão aumentando significativamente por conta da internet.
“A tecnologia vem para o bem, mas, também para o mal. O certo é que compras realizadas pela internet, sem o conhecimento das vítimas, o banco é obrigado a ressarcir, havendo comprovação de que não foram elas que realizaram as compras. Temos dois tipos de crime: furto mediante fraude e existe também o estelionato”.
EDGARD SORIANI
Confira entrevista completa com o delegado Edgard Soriani: