CMTU promete fiscalizar cliclomotores e bikes elétricas

Divulgação / Pixabay
Redação Paiquerê
O Cetran (Conselho Estadual de Trânsito do Paraná) definiu as regras para o tráfego de ciclomotores e cicloelétricos (como motonetas e bicicletas elétricas), com base nas normas do Código de Trânsito Brasileiro. Segundo as regras, os veículos ciclomotores, cicloelétricos e equiparados para trafegar em vias públicas abertas a circulação devem estar devidamente registrados e licenciados junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
De acordo com o CETRAN, é considerado ciclomotor todo veículo de duas ou três rodas, provido de motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos, ou de motor de propulsão elétrica com potência máxima de quatro quilowatts, e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a 50 km/h. E todo veículo que exceder as especificações sobre a velocidade ou a potência, providos de motor de combustão ou elétricos, dotados originalmente do motor ou agregado, posteriormente à sua estrutura, alcançam o status de motocicleta ou motoneta, exigindo-se do condutor habilitação na categoria “A”. Os passageiros só poderão ser transportados utilizando capacete de segurança com viseira ou óculos protetores, conforme modelo e regras definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito.
Ainda são obrigatórios acessórios como espelhos retrovisores, de ambos os lados, farol dianteiro, de cor branca ou amarela e lanterna, de cor vermelha, na parte traseira. O veículo ainda precisa conter velocímetro, buzina, pneus que ofereçam condições mínimas de segurança, além de um dispositivo destinado ao controle de ruído do motor. E os passageiros de ciclomotores, cicloelétricos e equiparados só poderão ser transportados utilizando capacete de segurança com viseira ou óculos protetores, conforme modelo e regras definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito.
Durante o Paiquerê Rádio Opinião, o diretor de Trânsito da CMTU, Sérgio Dalbem, prometeu fiscalização sobre a circulação desses veículos:
“Esses veículos ciclomotores precisam de registro e licenciamento normal como se fosse uma motocicleta, porque quando se fala em ciclomotor dá a impressão de um veículo menor, então precisa de registro, licenciamento e habilitação do condutor.”