5 dezembro 2018 8:55 am

Comércio de rua começa a funcionar em horário estendido

Redação Paiquerê

Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (5), as lojas do comércio de rua de Londrina ficarão abertas das 9h às 22h. O horário especial se estende até o dia 22 de dezembro e também abrange as cidades de Ibiporã, Cambé e Primeiro de Maio. Nos sábados de dezembro, os estabelecimentos funcionam até às 18h. No dia dez de dezembro, segunda-feira e data que marca o aniversário de Londrina, o comércio de rua atende das 8h às 18h. A compensação será feita em 31 de dezembro, quando as lojas ficarão fechadas. No domingo 23, os estabelecimentos irão funcionar das 9h às 17h. O expediente será compensado nos dias quatro e seis de março.

Com o horário especial, vários benefícios trabalhistas foram acordados entre patrões e empregados. Entre eles está o recebimento de vale alimentação para os funcionários que vão atuar no período noturno. Segundo José Lima do Nascimento, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina (Sindecolon), os empregadores precisam pagar horas extras quando o tempo de trabalho ultrapassar a carga normal, que são de oito horas ao dia.

José Lima do Nascimento também explicou que os trabalhadores podem procurar o sindicato caso alguma regra seja descumprida. Ele afirmou que entre as violações que mais acontecem estão à falta de pagamento da hora extra e do vale alimentação de R$ 17.

Na véspera de Natal, 24 de dezembro, o atendimento será das 9h às 17h. No Natal, as lojas de rua estarão fechadas e retomam no dia 26. Em 1º de janeiro o comércio de rua vai fechar e volta a atender no dia dois. Cerca de 20 mil trabalhadores estão registrados no comércio londrinense.

Comentários Facebook

Comentários