Comportamentos que fazem com que um casamento dê errado

Maria Cristina Orcelli
O Mundo da Psicologia
Um dos problemas mais graves em um relacionamento é o da comunicação. E comunicar-se como a maioria acredita não é somente falar sobre o que pensa, sente ou quer, inclui acima de tudo saber ouvir. Para que um diálogo realmente flua e seja bom para os dois, sirva para resolver as pendências, crises e fortificar o amor, deve-se ouvir com sensibilidade, intuição e a firme decisão de compreender o que o outro está pensando, sentindo e querendo!
Isto realmente torna-se difícil porque geralmente um tenta falar mais alto que o outro e tem necessidade de provar que tem razão. Primeiro falam e depois questionam suas palavras e muitas vezes percebem que jamais deveriam ter sido ditas.
Num relacionamento, não existe certo e errado e, sim, dois pontos de vista, dois pedidos, dois sentimentos, duas interpretações, dois universos que, com certeza agem com o propósito de serem aceitos, amados e felizes!
Falta humildade para pedir perdão ou desculpa, provavelmente não usam meios carinhosos, sinceros e verdadeiros para conquistar cada vez mais o outro.
Geralmente as respostas que deveriam vir sempre com sutileza, amor e carinho, cada vez mais surgem com arrogância, indelicadeza e desamor.
Cada um fica pensando que o outro tem que lhe fazer feliz!
Por que na fase do namoro são notados quase somente virtudes e qualidades e depois de casados são notados na maioria das vezes somente os defeitos? Acredito que inicialmente percebemos a essência do outro e com o passar do tempo vamos nos deixando levar somente pelos comportamentos. Onde foi parar nosso olhar para a essência?
Mas se falarem como se atirassem flechas em direção ao outro, tentando impor seus desejos ou ainda usar frases-feitas do tipo “com você não dá para conversar”, “você nunca me ouve”, com certeza não vão chegar a um consenso, muito menos à paz que desejam.
É preciso lembrar sempre que casamento é partilha compromisso, responsabilidade, renúncia, companheirismo e doação.
Aproveite este momento e REFLITA como está seu relacionamento e o que você pode fazer para torná-lo cada dia melhor, pois só vocês são os responsáveis pela sua felicidade.