Deslocamento de trabalhadores dificulta combate à Covid-19 nas cidades menores

Foto: Ilustrativa
Redação Paiquerê
O deslocamento dos trabalhadores entre as cidades menores na região de Londrina dificulta o combate à Covid-19. Há duas semanas, cerca de 400 profissionais de um frigorífico na cidade de Jaguapitã foram afastados preventivamente, em razão de 18 casos confirmados no local.
Diversos trabalhadores se deslocam todos os dias entre os municípios da região. É o caso de Porecatu, que registrou nos últimos 11 dias um crescimento de quase 100% no número de casos. A cidade, que fica a 90 km de Londrina, chegou a 110 pessoas contaminadas. Até agora, ocorreu uma morte, e duas pessoas estão internadas.
Porecatu, que pertence à 17ª regional de Saúde, deve manter a suspensão das missas presenciais, conforme afirmou o arcebispo Dom Geremias Steinmetz. O prefeito de Porecatu, Fabio Luiz Andrade (PSD), afirmou que muitos moradores da cidade trabalham no frigorífico de Jaguapitã, onde houve afastamento de cerca de 400 profissionais por suspeita de Covid-19.
“Esse aumento é o reflexo da região. Temos vários trabalhadores que saem do nosso município, vão até as cidades vizinhas e têm contato com outras pessoas”
Andrade também afirmou que Londrina é a referência para o tratamento.
A reportagem buscou contato com a prefeitura de Jaguapitã, mas o prefeito não estava e não retornou a ligação.
O padre Isaac Aguiar Luz, de Porecatu, explicou que a comunidade está preocupada com o aumento no número de casos na cidade. Apesar da liberação das missas presenciais, a Igreja deve esperar um pouco mais para retornar.
“Temos trabalhado no sentido de não somente eu como padre fazer determinações sobre o que vai acontecer. Sempre gosto da participação dos meus leigos juntos nas decisões pontuais da nossa comunidade, tendo em vista as nossas necessidades”