Dezoito estados brasileiros ainda mantêm aulas apenas no modelo remoto

Foto: Pixabay
Redação Paiquerê
Em um ano de pandemia, 18 estados brasileiros ainda mantêm o ensino apenas de forma remota. O Paraná previa retomar o modelo híbrido no começo de março, mas recuou por causa do avanço dos números na pandemia. Os demais tentam equilibrar uma forma híbrida entre o presencial e ensino a distância. O levantamento foi divulgado pelo jornal El País.
Em todo o mundo, 73 países estão com as escolas fechadas de alguma forma (seja completamente, em algumas áreas ou por períodos específicos, como no Brasil). E em apenas 26 o ensino presencial está totalmente normalizado, sendo apenas um país na América Latina, Suriname.
Outros 95 países mantêm as escolas abertas com alguma limitação, caso de países europeus, como Espanha, Portugal e França, e dos Estados Unidos e Canadá.
Nesse contexto, a consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Ana Paula Silveira de Carvalho, explicou que a atuação da família nesse período é fundamental. Ela lembrou que a escola agora está dentro da casa de cada família.
“As famílias já tinham um papel muito importante no acompanhamento da vida escolas de seus filhos. No entanto, com a pandemia, essa participação se tornou indispensável”
O Conselho Nacional de Educação aprovou, em outubro de 2020, uma resolução que permite manter o ensino remoto no país até 31 de dezembro de 2021.