Dor Aguda: o que fazer quando acontece?

Saúde e Bem-estar
Suelen Paschoalotto Alves de Almeida
A dor é uma demonstração de sofrimento da pessoa. Nas situações de dor aguda; esta não tem grande durabilidade e atua na manutenção da integridade do organismo, existindo ameaça e dano ao tecido.
- Usamos alguns métodos de avaliação para acompanhar se é uma dor local, ou se perpetua de outros pontos.
Primeiro é feito uma avaliação para análise da dor, com a escala de dor EVA. Depois, seguimos com a avaliação mais específica de pontos relacionados aos achados clínicos e queixas. A escala analógica visual, tem o papel de avaliar a intensidade da DOR do paciente e acompanhar a evolução e/ou progressão dela através de uma medição subjetiva. Faz – se necessário no período contínuo de dor e de atendimento.
Quais são os caminhos que podem ser feitos em situações de dor aguda?
- acompanhar e ver a necessidade de terapia medicamentosa, no caso com o médico;
- Realizar uma avaliação terapêutica e definir quais as técnicas ideais nesse momento com o fisioterapeuta;
Nesse momento, é muito importante o paciente refazer os caminhos antes dessa dor. Se já estava com desconforto demonstrando uma lesão tecidual real, se teve alguma situação de desequilíbrio emocional durante os últimos dias, aumentando assim a tensão fascial ou se realmente é uma situação nova e que ocorreu pela primeira vez.
Caminhos que podemos seguir para minimizar e acalmar o quadro de dor aguda:
- Faça calor para diminuir a tensão muscular e aumentar a circulação local;
- Trabalhe exercícios respiratórios, eles auxiliam na troca química dos tecidos e no processo de relaxamento;
- Se for um local que consiga embrulhar com um tecido confortável, acolha o local. Mantenha por um tempo, pois os receptores que ficam nos pelos e na pele transmitem sensações que vão até o cérebro disponibilizando um registro de melhora da dor e diminuindo a hiperatividade.
Ao acolher, você leva novas informações de conforto e reprograma a sistemática cerebral.
- Informe – se com sua fisioterapeuta e realize movimentos que correspondem a este local, porém que ficam situados longe do local de dor. Os movimentos que são realizados e estão a uma distância considerável, transmitem por vias fascias e neurogênicas cascatas químicas de bem-estar e relaxamento dos tecidos envolvidos;
- Realize mudanças de hábitos posturais, melhore a ergonomia no seu trabalho e na sua casa.
Seu corpo é seu LAR, ele merece SER organizado.