21 dezembro 2018 10:29 am

E chegou o Natal!

Maria Cristina Orcelli
O Mundo da Psicologia

Foto: Divulgação

Dezembro, mês que vemos enfeites coloridos, árvores com luzes e nosso querido papai Noel. Tudo isso para simbolizar nos países cristãos o nascimento de Jesus Cristo. Além de ser uma data religiosa o Natal também se tornou um momento para reunir a família e aproveitar para rever aqueles que não fazem parte do nosso dia-a-dia. Esse encontro nos faz pensar o que realmente é importante além de manter os laços estreitos com quem amamos, pois com certeza são as pessoas que estarão conosco em todas as situações sejam elas boas ou ruins.

Manter este ritual faz com que o real espirito do Natal que é o de compaixão, generosidade, amor e respeito se mantenham vivos. Apesar de hoje esta data estar tomada pelo consumismo, materialismo, ainda preserva um significado especial como se Jesus renascesse entre nós, mesmo aqueles que não acreditam acabam se deixando envolver por esta atmosfera.

O natal está envolvendo magia, que engloba cultos, canções, festas, a árvore de natal que simboliza a transformação da vida, o pinheiro que foi eleito em função de suas folhas estarem sempre viçosas, cheias de vida. As crianças aguardam a chegada do Papai Noel que cria expectativas no imaginário dos pequenininhos. Quem de nós não lembra dos natais de sua infância, a troca de presentes, da ceia maravilhosa. Ele também tem um significado afetivo-emocional e isso não só com as crianças, mas com os adultos também que são marcados pelos significados e lembranças. Ganhar presentes faz parte da fantasia da infância, mas também é importante os pais incentivarem seus filhos a acreditar até uma idade de nove ou dez anos no papai Noel, contarem e eles a sua história e deixar que por si mesmo descubram, pois, a criança necessita sonhar para ser feliz.

Jamais podemos esquecer de celebrar a visita de Deus a nossa casa e ao nosso coração, este é o verdadeiro Natal, Jesus nascendo e reinando dentro dos corações. Deixe-se contagiar pela alegria, que esta data seja o marco de uma nova era, de um renascer.

Feliz Natal!

Comentários Facebook

Comentários