É possível, melhorar sua dor com fisioterapia?

Saúde e Bem-estar
Suelen Paschoalotto Alves de Almeida
Você sabe o que é dor?
A dor é uma experiência periférica de estiramento na ponta final neural. Que pode ter acontecido através de uma experiência de dor, com lesão tecidual real ou potencial. É uma sensação e experiência emocional desagradável que acontece na região cerebral.
A dor está ligada ao medo e a ameaça, sua causa pode ser por doença ou lesão do tecido somatosensorial, geralmente com compressão de tecido neural ou irritação química. Já a dor crônica acontece na permanência de dor por mais de 90 dias e acontece por uma hiperativação de algumas áreas e hipoativação de outras áreas cerebrais.
O papel da fisioterapia é realizar uma avaliação específica que você investiga se a dor é periférica, central e/ou associada. O prognóstico terapêutico será ponderado após esse processo e o início da fisioterapia.
Para um melhor desempenho do tratamento, vejo a necessidade do acompanhamento multidisciplinar em situações de dor crônica. Estes, fazem parte de um bom acompanhamento médico, psicológico e fisioterápico.
Mas quais os trabalhos que oferecem bons resultados para a DOR na Fisioterapia?
Depende do quadro de dor e das limitações corporais, de acordo com duas atividades de vida diária que deixaram de acontecer ou oferecem perigo ao paciente.
Em quadro de dor aguda ou crônica agudizada, os trabalhos fisioterápicos que envolvem liberações de tecido, relaxamento e analgesia são os ideais. Estes são terapias que trabalhem as Fáscia, RPG, Osteopatia ou Terapia Manual.
Nas dores subagudas e crônicas, trabalhos individuais ou em grupo que oferecem movimento, que buscam interocepção (que é quando percebemos mudanças mais internas no nosso corpo), autoconhecimento e que promovam ganhos de flexibilidade e força de maneira constante e continua. Este sim, um trabalho que sempre convide seu corpo a estar lá e mover – se com ele da melhor maneira. Trazendo o menor gasto energético nas células, tecidos, ossos e líquidos.
Trabalhos como Pilates, Ginástica Holística, Tonificação Consciente, Move Flow, caminhada, natação, hidroginástica e musculação. Serão todos bem-vindos, com uma boa orientação.
Promova Bem-Estar ao seu corpo