3 dezembro 2018 5:07 pm

Edição do Filo 2018 está cancelada por falta de verba

Weslley Lemos
Redação Paiquerê

A organização do Festival Internacional de Londrina (Filo) se reuniu na manhã desta segunda-feira (3) e decidiu não realizar a edição de 2018. A programação inicialmente aconteceria em agosto, foi adiada para outubro, posteriormente para dezembro e agora, cancelada. As apresentações marcariam os 50 anos de festival, sendo o maior evento cultural da cidade.

Segundo o diretor do festival, Luiz Bertipaglia, o ano eleitoral resultou no cancelamento de dois patrocínios importantes, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras.

Além do período eleitoral, a situação econômica do país, que se reflete no poder de investimento de empresas privadas, também dificultou a captação de recursos. As ausências da Petrobras e da Caixa culminaram em um desfalque de aproximadamente R$ 650 mil. O Filo tem garantido R$ 350 mil, disponibilizados pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). O evento chegou promover uma campanha denominada “Filo 50 anos – Eu quero!”, mas o dinheiro arrecadado não foi o suficiente.

Mesmo com as dificuldades, Bertipaglia explicou que o trabalho continua para a realização da edição comemorativa em 2019.

Essa não é a primeira vez que o Filo é transferido para o próximo ano. Em 49 edições, em 1980 o evento não aconteceu também pela falta de verba.

Comentários Facebook

Comentários