Família de pioneiros inaugura memorial público em Sertanópolis

Foto: Divulgação
Redação Paiquerê
Foi inaugurada esta semana na cidade de Sertanópolis o Memorial da Família Venturelli, pioneira no município. O memorial foi construído em casa de madeira com arquitetura original, que relembra o padrão das primeiras construções dos migrantes que chegavam para tentar a sorte no interior do Paraná.
A casa foi construída no terreno que pertence à Associação dos funcionários do Moinho Globo e fica aberta à visitação pública. No local podem ser vistos objetos pessoais e bastante antigos, como fotos que tem mais de 60 anos, máquina de costura, utensílios de uso geral, e um dos primeiros equipamentos para produção de farinha de trigo da região, trazido da Polônia, em perfeito estado de conservação.
A família Venturelli veio para o Brasil, partindo de Módena, na Itália, em 1920, incialmente para o interior de São Paulo. Depois, cerca de 20 anos mais tarde, chegou à Sertanópolis onde começou a plantar trigo, no meio dos pés de café, que predominavam na região.
As primeiras Sementes de trigo foram trazidas do Rio Grande do Sul. A vice presidente do Moinho Globo, Paloma Venturelli, informou que o Memorial resgata também um pouco da história da família e da cidade. Ela destacou que a abertura para a visitação pública celebra os 65 anos da empresa.
O Memorial está no terreno que pertence à Associação dos funcionários do Moinho Globo e fica aberto à visitação pública, em Sertanópolis.