Famílias reclamam de falta de medicamento na Farmácia Municipal

Foto: Reprodução
Redação Paiquerê
Famílias que precisam do medicamento carbonato de lítio 300 mg reclamam que não estão mais encontrando o remédio na Farmácia Municipal de Londrina. Ele é utilizado por pessoas com autismo. De acordo com Gustavo Ferreira, que busca o remédio para seu filho, de dez anos, o problema com a falta começou há cerca de um mês.
“Esta medicação é um inibidor de humor. A falta dela faz com que meu filho fique com humor alterado e isso altera no aprendizado na escola, no dia a dia com os pais, colegas. Ele faz tratamento e este remédio é de extrema importância para meu filho, não pode faltar”.
A caixa do carbonato de lítio 300 mg que é retirada na Farmácia Municipal vem com 60 comprimidos. No caso do filho de Gustavo Ferreira, o consumo é de dois comprimidos por dia. Para a compra na rede particular o custo é de R$ 25, entretanto, a quantidade de comprimidos que vem na caixa é inferior ao da pública.
“Comprei o remédio porque a saúde do meu filho em primeiro lugar. Mas e os pais que não têm condições? Gostaria de saber do secretário e do prefeito, que sabe o caminho das pedras, porque esta medicação está em falta”.
Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, este medicamento estava com problema na matéria-prima para ser fabricado, tendo a falta na indústria farmacêutica. “Este medicamento chegou nesta quarta-feira e a partir de tarde já vai estar disponível. Ele esteve em falta por cerca de dez dias”, garantiu.