5 outubro 2018 10:40 am

Festival de Dança de Londrina começa na semana que vem

Redação Paiquerê

Abertura será no teatro Ouro Verde. Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Evento aguardado na agenda cultural de Londrina, o Festival de Dança leva aos palcos e ruas, a cada outubro, uma programação de qualidade e elege questões contemporâneas como motes de sua curadoria. A mostra oficial da 16ª edição, que começa na segunda-feira (8), aborda o fenômeno da manipulação informativa no contexto virtual. A arte do cartaz traz um caleidoscópio em que imagens de um bailarino e de um boneco confundem-se, refletindo o território de incertezas que vivenciamos, entre mitos e verdades. Outro tema importante que atravessa mais da metade da programação é o papel feminino nos debates sociais.

Até o domingo, dia 14, o festival apresenta três oficinas e dez espetáculos nacionais e internacionais, que colocam a dança em diálogo com outras artes, como o teatro, o circo e a música. Outra característica é o ecletismo de linguagens. Excepcionalmente na edição deste ano, a mostra local “Dança Londrina”, que inclui pequenos números de bailarinos profissionais e amadores de Londrina e região, acontece paralelamente à mostra oficial, na tarde (16h) e noite (20h) do dia seis de outubro, sábado.

A abertura na segunda-feira (8), às 20h, no Ouro Verde, traz o monumental Carmen, do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. A entrada é gratuita. Com 22 bailarinos em cena, elegantes cenários e figurinos, a apresentação inaugura as comemorações do cinquentenário da companhia paranaense, uma das mais longevas do Brasil. O espetáculo abre o festival chamando à reflexão sobre esta personagem libertária e sedutora e sobre temas como o feminicídio e a negação do mundo diante das vontades das pessoas. Ambientada na Espanha do século XIX, a trama costura as relações passionais e conflituosas entre a cigana Carmen, o toureiro Escamillo e o cabo da polícia Don José. A versão do Balé Teatro Guaíra tem coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni. Os ingressos podem ser retirados (um par por pessoa) nas bilheterias a partir desta sexta-feira (5).

Com N.com

Comentários Facebook

Comentários