Inverno pode provocar aumento nos preços na Ceasa, especialmente de legumes

Foto: Divulgação
Redação Paiquerê
O inverno vai provocar alterações nas bancas dos mercados e dos sacolões pelo estado do Paraná. O estado é praticamente autossuficiente em produção de verduras e de legumes, mas as temperaturas baixas reduzem a produção, especialmente na região de Curitiba.
Como a maior Ceasa está na capital, as demais regiões também são impactadas nesse período, conforme explicou o técnico em comercialização da Ceasa-PR, Evandro Pilati.
Evandro afirmou que a queda na produção dos legumes vai exigir a importação de outros estados, para suprir a demanda. Ele citou o tomate como um dos produtos mais procurados e que sofre queda na colheita nesse período. Mas, repolho, couve-flor, brócoli e agrião, por exemplo, são verduras que se mantêm mesmo no inverno, desde que não ocorra geada.
Com a necessidade de trazer produtos de outras regiões, pode ocorrer aumento nos preços de alguns produtos, especialmente legumes.
Evandro Pilati ressaltou que a pandemia também está afetando a circulação dos produtos, em razão da queda na demanda. Em todo o estado, estão em vigor restrições para o funcionamento de atividades que consomem alimentos, como restaurantes, lanchonetes, hotéis e até escolas.