11 janeiro 2019 8:04 am

Jovens que completam 18 anos em 2019 devem se alistar no serviço militar

Redação Paiquerê

Foto: Divulgação

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2019, ou seja, aqueles nascidos no ano de 2001, já podem se alistar no serviço militar obrigatório. O prazo vai até o dia 30 de junho e o cadastro é disponibilizado na internet pelo endereço eletrônico alistamento.eb.mil.br. Em Londrina, quem não tiver acesso à internet ou preferir se alistar pessoalmente tem a opção de ir até a sede da Junta Militar, que fica localizada no Terminal Rodoviário, sala 42, em frente à agência dos Correios.

Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Para tirar dúvidas ou solicitar informações o público pode entrar em contato pelo telefone (43) 3356-4794. Na Junta Militar, os cidadãos serão orientados e podem fazer o procedimento caso já estejam com os documentos obrigatórios. Para efetuar o cadastro online de alistamento, é necessário que o usuário tenha em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo. Depois, precisará preencher uma lista com dados pessoais solicitados.

De acordo com o secretário da Junta de Serviço Militar de Londrina, Fernando Cesar de Paula, após encerrar o prazo de alistamento, os jovens serão informados para comparecerem na etapa de seleção, que geralmente ocorre a partir do mês de setembro, com etapas de entrevistas e exames médicos. Os cidadãos que estão em situação irregular, por perderem os prazos de alistamento, devem comparecer presencialmente à Junta Militar para resolver seus débitos. Isso serve para todos os nascidos em 2000 e nos anos anteriores, que ainda não tiraram sua reservista. É necessário levar o CPF, RG e um comprovante de residência.

Quem se enquadrar nessa situação, precisa pagar uma multa de R$ 4,27 mais uma taxa de R$ 3,01 dos Correios. Sem o documento de reservista, os jovens ficam impedidos de tirar documentos como o passaporte e título de eleitor. Além disso, a apresentação deste certificado é obrigatória para a participação em concursos públicos e ingresso a empregos formais.

Com N.com

Comentários Facebook

Comentários