Por falta de dinheiro, Londrina não disputará a elite do basquete nacional em 2019

Foto: Divulgação
Redação Paiquerê
Na tarde desta segunda-feira (15), o Londrina Unicesumar Basketball anunciou de forma oficial, através de suas redes sociais, que não disputará o NBB (Novo Basquete Brasil) 12, que corresponde à elite do basquete nacional, e cuja próxima edição está prevista para outubro deste ano, por questões exclusivamente financeiras.
Confira a nota oficial do clube na íntegra:
“Diante da divulgação da lista de participantes do NBB 12, o Londrina Unicesumar Basketball comunica que o nosso projeto não irá disputar a competição, considerada a elite do basquete nacional. O motivo de nossa ausência é exclusivamente financeiro.
Mesmo com o maior investimento da história do basquete londrinense por parte da Prefeitura de Londrina, via Fundação de Esportes de Londrina, e grandes parcerias consolidadas com Unicesumar e Unimed, não conseguimos atingir o valor mínimo de contrapartida exigido pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para disputa do NBB 12.
Agradecemos à LNB pelo convite e nos sentimos honrados por isso. Após a terceira colocação da Liga Ouro em 2018 e 2019, mostramos que somos competentes. É preciso, porém, prezar por nossa credibilidade, construída ao longo de várias temporadas. Nossa responsabilidade, neste momento, é honrar os compromissos já assumidos para o ano de 2019. Continuaremos com o forte de trabalho junto às categorias de base.
Além disso, a equipe adulta segue firme nas disputas dos cenários estadual, regional e nacional, como Campeonato Paranaense, Jogos Universitários, Jogos Abertos do Paraná e Copa do Brasil, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que pode dar vaga ao Campeonato Brasileiro de 2020.
Colocar a cidade de Londrina outra vez na elite do basquete nacional é um objetivo dos integrantes do nosso projeto. Acreditamos que com ainda mais apoio dos torcedores, patrocinadores, apoiadores e investidores, este sonho pode se tornar realidade em um futuro próximo.”
Clubes participantes
O Estado do Paraná será representado pelo Pato Basquete no NBB 12. Além do time de Pato Branco, participarão nove equipes de São Paulo (Corinthians, Franca, Mogi, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro, São José e São Paulo), duas do Rio de Janeiro (Flamengo e Botafogo), além de Basquete Cearense (CE), Minas Tênis (MG), Unifacisa (PB) e Brasília (DF).