Maioria dos londrinenses é favorável à prisão em segunda instância e democracia

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Neto Almeida
Redação Paiquerê
A pesquisa realizada pela Paiquerê 91,7/Instituto Multicultural/Folha de Londrina ainda questionou os londrinenses sobre dois assuntos: democracia e prisão em segunda instância. No início de novembro, por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância. Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello e os ministros Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram por este entendimento. Foram derrotados os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.
Para 86,5% dos entrevistados, a prisão pode ser realizada logo após um acusado ser condenado em duas instâncias diferentes da Justiça. Outros 7,5% acreditam que um acusado de crime tem o direito de ficar em liberdade até que seu processo passe por todas as instâncias judiciais disponíveis. Para a pergunta feita, 6% não souberam opinar.
A pesquisa da Paiquerê 91,7/Instituto Multicultural/Folha de Londrina aponta que 75% dos londrinenses são favoráveis a democracia, enquanto que 10% discordam. Foram realizadas 600 entrevistas individuais entre os dias quatro e seis de dezembro, em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.
“A democracia tem alguns problemas mas é melhor do que qualquer outra forma de governo.” O (a) sr (a) concorda ou discorda dessa afirmação?”
Concorda muito – 52%
Concorda um pouco – 22,5%
Não sabe – 12,5%
Discorda muito – 6,5%
Discorda um pouco – 3,5%
Nem concorda e nem discorda – 2,5%
VEJA TAMBÉM:
Marcelo Belinati encerra terceiro ano de mandato com 49% de aprovação
Petriv, Kireeff e Belinati lideram corrida pela Prefeitura de Londrina
Gestão de Bolsonaro continua bem avaliada e de Ratinho Jr cai em Londrina