28 dezembro 2018 12:00 pm

Os “sintomas” do Ano Novo

Maria Cristina Orcelli
O Mundo da Psicologia

Foto: Pixabay

De uma maneira geral todas as pessoas sentem os efeitos desta época do ano: enfrentar lojas lotadas, muitas festas, confraternizações, finalizar tarefas do trabalho, toda essa sobrecarga de tensões gera muita ansiedade, além do cansaço acumulado do ano todo, que agora parece pesar muito. Temos que conviver com a noção de que o Ano Novo deve ser o encerramento de uma etapa e o início de uma nova e a sensação de deixar pendências e tarefas não concluídas pode gerar frustração, levando a sentimentos depressivos como angústia e tristeza.

Acabamos por colocar nosso metabolismo em colapso com tantas expectativas, afetamos diretamente o sono, não dormindo a quantidade necessária, tendo insônia por não conseguir se desligar daquilo que ainda resta fazer. Sem contar as reclamações de dores de cabeça, dores musculares, pressão alta, etc. Por isso é necessário ficarmos atentos a nós mesmos, nos percebemos para evitar consequências futuras desagradáveis.

É ainda comum as pessoas pararem para pensar no que aconteceu ao longo do ano, as realizações e fracassos, dar aquela olhada para trás nos acontecimentos, mas o que realmente importa é pensar que a vida é daqui para frente, o passado pode ser uma forma de autoanálise, de verificar o que funcionou e o que não foi tão bom assim, procurando ajustar, traçar novas estratégias, a fim de evitar que se repita.

Vários são os sintomas desta época e cada pessoa reage de uma maneira muito peculiar. Vejamos alguns deles:
– Crises de ansiedade;
– Insônia ou sono excessivo;
– Perda de apetite ou compulsão alimentar;
– Fadiga constante;
– Dores musculares constantes;
– Alterações de humor: tristeza, apatia, euforia;
– Diminuição da libido;
– Dificuldade para cumprir com a rotina;
– irritabilidade.

Se os sintomas começam a alterar ou mesmo prejudicar o dia-a-dia da pessoa, é preciso procurar ajuda. Procure focar na solução e não no problema. Pense que a mudança não deve estar atrelada as coisas externas e sim em primeiro lugar as internas. Você tem 365 dias pela frente para realizar seus sonhos! Que você possa fazer deste Ano Novo, o melhor ano de sua vida. Te desejo de todo o meu coração um feliz e próspero Ano Novo!

Comentários Facebook

Comentários