Petriv, Kireeff e Belinati lideram corrida pela Prefeitura de Londrina
Redação Paiquerê
O deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (Pros), e o ex-prefeito Alexandre Kireeff (Podemos) continuam na liderança das intenções de voto dos eleitores na busca pela Prefeitura de Londrina, com 23,5% e 18,5%, respectivamente. É o que mostra a pesquisa Paiquerê 91,7/Instituto Multicultural/Folha de Londrina, divulgada nesta terça-feira (10). No levantamento anterior, de julho, ambos estavam com 23% e 22,5%, também de forma respectiva. Já o atual chefe do executivo municipal, Marcelo Belinati (PP), melhorou seu percentual acima da margem de erro, passando de 11% para 16%.
Na sequência aparecem o deputado federal Filipe Barros (PSL – 2,5%); o empresário Valter Orsi (PSDB – 2,5%); o deputado estadual Tercílio Turini (Cidadania – 2,5%) e o ex-deputado Alex Canziani (PTB – 2%). Com 1% aparecem o advogado André Trindade; o deputado federal Diego Garcia (Podemos); e o vereador Amauri Cardoso (PSDB). O atual vice-prefeito, João Mendonça (MDB), está com 0,5%. Brancos e nulos somam 9,5% e não sabem 16,5%.
A pesquisa foi estimulada, ou seja, o entrevistador apresentou uma lista com os nomes dos possíveis candidatos. Destes, Petriv já declarou seu plano de disputar o pleito. Já Kireeff ainda não manifestou seu desejo visando o próximo ano. Até agora, Belinati não falou de maneira clara que deverá tentar a reeleição, no entanto, tem se movimentado nos bastidores neste sentido.
Rejeição
A pesquisa também questionou em que o eleitor não votaria de maneira alguma para prefeito de Londrina. A maioria das respostas foi indicando Boca Aberta, com 34% de rejeição. Em seguida vem Marcelo Belinati (8,5%); Alexandre Kireeff (7,5%); Alex Canziani (4%); João Mendonça (3,5%); Amauri Cardoso, André Trindade e Filipe Barros, todos com 1,5%; e Diego Garcia, Valter Orsi e Tercílio Turini, com 1%. Brancos ou nulos foram 12,5% e não souberam ou não responderam 22,5%.
Informações
Os eleitores entrevistados ainda foram indagados por qual meio de comunicação procura mais informações sobre os candidatos antes de definir o voto. Disseram internet e redes sociais 41,5%; TV 26%; Rádio 21,5%; jornal 7% e amigos 3,5%. Não souberam 0,5%.
Foram realizadas 600 entrevistas individuais entre os dias quatro e seis de dezembro, em todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%.
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