Plano Estratégico faz um Raio-X do emprego em Londrina

Emerson Dias/N.com
Neto Almeida
Redação Paiquerê
O Diagnóstico Retrospectivo e Comparativo – Dados de Emprego, elaborado pelo Plano Estratégico Londrina 2040 teve os primeiros dados divulgados. O documento reúne diferentes levantamentos estatísticos e faz uma comparação entre os últimos dez anos do desenvolvimento da cidade. O objetivo do estudo é analisar os indicadores para identificar os desafios ao desenvolvimento de Londrina.
Além da comparação com uma década atrás, o Diagnóstico também confronta os índices de Londrina com o Paraná, a Região Metropolitana e três cidades de perfis semelhantes, mas proporcionalmente maiores: Ribeirão Preto, Uberlândia e Joinville.
Entre 2009 e 2019, Londrina teve um crescimento de 16% nos empregos formais, saltando de 144.229 para 167.502. Foi um aumento semelhante ao apresentado pelos municípios da Região Metropolitana (sem contar Londrina), que cresceu de 111.906 para 130.229 (16%). Comparativamente, outras cidades do estudo apresentaram um crescimento maior no mesmo período: Joinville (29%), Uberlândia (30%) e Ribeirão Preto (29%).
Sérgio Osório, representante do Sebrae e do Fórum Desenvolve Londrina, explicou ainda que Londrina perdeu indústrias de transformação entre 2009 e 2019, caindo de 19% para 13% na constituição dos empregos formais da cidade.
O setor de serviços, em contrapartida, cresceu no mesmo período de 43% para 49%.
“É uma ferramenta que estamos implantando e vai criar um grande diagnóstico. Na sequência vamos desenhar uma série de planos e projetos para colocar Londrina até 2040 onde ela merece.”
Realizado pela Macroplan Prospectiva, Estratégia & Gestão, o Plano Estratégico Londrina 2040 tem um prazo de 13 meses para ser elaborado e pretende traçar as linhas gerais do desenvolvimento da cidade para os próximos 20 anos.