Prefeitura promove curso sobre Educação Sanitária para professores municipais

Emerson Dias/N.com
Redação Paiquerê
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está oferecendo o curso “Práticas sanitárias e de higiene na escola: Novas rotinas” a cerca de quatro mil professores da rede municipal. As atividades são realizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e estarão disponíveis até o dia 30 de abril, sendo que os docentes podem fazer suas inscrições até o dia 15 do mesmo mês.
Com duração de 10 horas, o curso está organizado em três módulos, que abordam os tópicos: protocolos sanitários de retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia da Covid-19; práticas sanitárias e de higiene na escola; e informações sobre os materiais de segurança e educação sanitária que serão trabalhados pelos professores em suas práticas pedagógicas.O objetivo da capacitação é promover estudos sobre as temáticas de autocuidado e higiene, conteúdos que serão incorporados às novas rotinas escolares, quando as atividades presenciais retornarem.
Por meio de materiais como vídeos, cartilhas e cartazes, os docentes estão recebendo informações sobre o uso correto de máscaras, cuidados com a saúde e higiene pessoal, etiqueta respiratória e higienização das mãos, entre outros temas. No decorrer das atividades, os participantes vão conhecer diversas possibilidades de trabalho educativo junto aos alunos e suas famílias.
Para a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Perez, o curso é de extrema importância, pois cumpre o papel de orientar o trabalho pedagógico dos professores acerca de novas práticas que serão incorporadas no retorno presencial. “Essa iniciativa partiu de uma comissão que acompanha as atividades remotas e discute a retomada presencial das aulas nas unidades escolares municipais. A intenção é desenvolver uma cultura de padrões adequados de higiene e saúde para todos, incluindo as famílias de nossos alunos”, explicou. De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a formação é inédita tanto em Londrina quanto nas redes de ensino de outros municípios. “Quando se trata de capacitação de professores, Londrina vem realizando várias iniciativas pioneiras. Temos trabalhado diversas temáticas importantes com os nossos docentes e somos referência para outras redes”, destacou.
Com N.com