Profissionais de eventos organizam protesto para cobrar legalização do setor

Foto: Pixabay
Redação Paiquerê
Os profissionais que atuam no setor de eventos de Londrina estão se organizando para pedir legalização e fiscalização, com o objetivo de evitar festas e aglomerações irregulares. Muitos profissionais estão sem trabalhar há praticamente um ano, fazendo bicos para se manter. Outros já mudaram de ramo definitivamente.
A empresária Cláudia Andrade, que atua com eventos em Londrina e região, informou que a existência de dois decretos, um municipal e outro estadual, está deixando os profissionais em dúvida sobre o que pode e o que não pode na cidade.
No caso do estado, o decreto 6828/2021 prevê máximo de 25 pessoas em eventos em todo o estado. No caso do município, o decreto 1189/2020 limita a presença de até 50 pessoas em eventos, ou até 40% da capacidade total da área.
Claudia afirmou que a regulamentação é necessária para evitar que os bons profissionais sejam responsabilizados por aglomerações.
“Nesse momento, não reivindicamos mais a retomada dos eventos. Nós estamos reivindicando a legalização dos eventos na cidade de Londrina”
Claudia Andrade afirmou que será realizada uma manifestação pacífica, sem aglomerações, no centro de Londrina, em frente ao Teatro Ouro Verde, no dia 1° de março. A empresária afirmou que o evento não pode ser caracterizado apenas como festa.
“Um evento é uma reunião de um grupo de pessoas com a mesma finalidade. Um churrasco familiar, um batizado, uma reunião empresarial são todos exemplos de eventos”
Os profissionais de eventos também estão se organizando para criar uma associação que represente o setor na relação com as autoridades do município e do estado.