Que dor é essa no meu joelho?

Saúde e Bem-estar
Suelen Paschoalotto Alves de Almeida
– Condromalácea Patelar: achados clínicos e disfunções do movimento.
A condromalácea patelar é uma alteração na cartilagem da região patelar do joelho, ou seja, um amolecimento dessa cartilagem. Ela é a proteção de um osso, com relação ao outro, permitindo dissipar a energia acumulada do movimento, trazer harmonia e organização ao membro inferior.
Causas:
Instabilidade articular, trauma, fratura patelar, mau alinhamento da articulação, sobrepeso e fraqueza muscular.
– o seu aparecimento precoce em adolescentes pode levar à um processo de osteoartrose no joelho. Trazendo possibilidades de progressão do quadro e assim, piora da qualidade na cartilagem. Se não acompanhada pelo médico e tratada pelo fisioterapeuta, a evolução do quadro permanece juntamento com os sintomas.
– em pessoas mais velhas, é menos comum. Mas pode acontecer principalmente pelo aumento de peso e prática de atividade física, que podem levar à piora do quadro devido ao aumento do impacto.
Achados clínicos que contribuem a piora da dor no joelho:
– joelhos em valgo (ou em x);
– pés planos;
– hipotonia.
O que fazer após o diagnóstico?
O médico fará o encaminhamento ao fisioterapeuta para uma avaliação postural, que auxilia no tratamento de maneira global. Pois os quadros de desalinhamento e desorganização postural vem acompanhado de outras situações, estas como, alterações nas curvaturas da coluna, hábitos posturais inadequados ao corpo e alterações no comprimento das pernas. Entre outros tantos que podemos agregar na piora do quadro.
Após a avaliação o fisioterapeuta irá adequar ao melhor tratamento nas situações de dor aguda e após melhora desse, que tem a durabilidade de poucos dias; evolui para os exercícios direcionados ao quadro.
Orientações para fazer em casa:
– realize gelo por pelo menos 20 minutos, por três vezes ao dia;
– faça alongamentos;
– movimente seus tornozelos, realizando círculos para um sentido e para o outro. Pelo menos 20 x cada lado.
É necessário nesse momento ajustar as atividades físicas, sendo contribuidoras para a melhora do quadro. Cuide com atividades de impacto, exercícios que solicitam muitos agachamentos e que necessitem pular.
Olhar para a alteração do movimento e pelas causas diárias que sobrecarregam o joelho e pioram sua dor, é um caminho mais duradouro e de maior qualidade de vida.
A dor faz parte da nossa vida, mas permanecer nela é uma opção