Rede de farmácias em Londrina é notificada por oferecer teste para Covid-19

Foto: ASCOM/Fiocruz
Redação Paiquerê
Uma rede de farmácias em Londrina foi notificada pela Vigilância em Saúde da cidade por oferecer testes para o novo coronavírus. O órgão constatou infrações no serviço denominado “Farma Móvel” e nas unidades localizadas na avenidas Leste-Oeste, Inglaterra e Ayrton Senna. A empresa tem agora 15 dias para apresentar a defesa.
A farmácia estava promovendo a realização de teste rápido sorológico da Covid-19, em que uma amostra de sangue da pessoa é coletada para verificar se os anticorpos estão produzindo defesa para doença. Este serviço estava sendo ofertado por meio de drive-thru em containers nas três unidades notificadas, com o resultado prometido em cerca de 20 minutos, e com os funcionários da farmácia indo até a residência do cliente.
A Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, sustentou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso dos testes rápidos apenas em ambientes de pesquisa e que este tipo de técnica não é indicada para confirmação diagnóstica de pacientes com sintomas de início recente, entre outros apontamentos.
Outro lado
Em nota, a Vale Verde disse que contratou serviços de um laboratório de análises clínicas de Curitiba, de quem já era parceira, e que o teste para a Covid-19 foi visto como um benefício para a população. A farmácia destacou, por meio de nota, que viu com surpresa o impedimento dos contêineres contratados pela farmácia pela Vigilância Sanitária, já que iriam evitar aglomerações e eram seguros. Ainda frisou que o serviço laboratorial segue todas as regras da Anvisa e Ministério da Saúde.
“A Vale Verde informa que atendeu e sempre atende as solicitações da Vigilância Sanitária de Londrina, apresentando toda a documentação solicitada, sendo que seu comprometimento é com a população londrinense no sentido de oferecer um serviço de teste laboratorial remoto para o exame de Covid-19 de qualidade e em conformidade com as normativas sanitárias vigentes”, ressaltou o texto.
Atualizada às 16h25