Secretário de Agricultura defende fusão do Iapar por mais eficiência à pesquisa
Redação Paiquerê

Norberto Ortigara, secretário estadual de Agricultura. Foto: Divulgação SEAB
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) deve integrar a pesquisa e a assistência rural, a partir das mudanças estruturais que o governador Ratinho Junior (PSD) está promovendo. Referência em pesquisa, o Iapar continuará em Londrina, de acordo com o governo, mas vai se fundir com outras duas autarquias para reduzir custos com cargos de chefia e dar mais integração no setor.
Segundo o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, após a redução do número de secretarias no Estado, o desafio agora será reestruturar órgãos de pesquisa como Iapar e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Em entrevista à Rede Aerp Notícias, ele considera necessária a fusão de três autarquias ligadas à Agricutura: Iapar, Emater e Centro Paranaense de Agroecologia Orgânica.
De acordo com o secretário Norberto Ortigara, o Iapar em Londrina vai continuar sendo o principal centro de pesquisa agrícola do Estado.
Norberto Ortigara negou que haverá demissões com essa fusão das autarquias. Ele afirmou que além da revisão de carreiras serão refeitas, também deve ser criado um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para desligamento daqueles funcionários que quiserem deixaram a empresa com estímulo.
O Iapar tem seis dirigentes, a Codapar tem três, o CPRA tem cinco e a Emater tem três dirigentes.