Secretário de Gestão defende maior aproximação entre público e privado para as licitações

Foto: Divulgação
Redação Paiquerê
“A aproximação entre os setores público e privado é necessária para melhorar os processos de compra de produtos e serviços pela prefeitura”.
A afirmação é do secretário municipal de Gestão pública de Londrina, Fabio Cavazzoti, em entrevista à Paiquerê 91,7.
Essa aproximação entre os setores público e privado poderá ser feita pelo chamado “diálogo competitivo”, previsto em projeto de lei já aprovado no Congresso e aguardando sanção presidencial.
O secretário explicou que essa modalidade vai permitir ao poder público aprimorar os processos de compra, depois de buscar informações no mercado.
“Quando você tiver uma licitação de um serviço complexo, que você não tem experiência, você vai poder lançar um edital dizendo aquilo que você quer comprar e receber das empresas propostas de alteração daquele edital”
Fabio explicou como funcionam os limites para as empresas que fazem leilão nas disputas de obras de engenharia, reduzindo excessivamente os preços.
De acordo com Fábio Cavazzoti, o Tribunal de Contas e órgãos de controle recomendam que as empresas sejam consultadas sobre a redução do preço, antes da desclassificação.