Servidores tentarão melhores índices em proposta durante tramitação na Alep

Foto: Divulgação
Lino Ramos
Redação Paiquerê
O fórum das entidades sindicais no Paraná, que reúne os principais sindicatos que representam os servidores do estado, vai tentar melhorar os números da proposta salarial do Governo durante tramitação na assembleia legislativa.
Proposta do governador Ratinho Junior (PSD), protocolada na assembleia, apresenta índice total do reajuste de 5,08%, com a aplicação de uma parcela de 2% em janeiro de 2020 e mais duas parcelas, de 1,5% cada, em janeiro de 2021 e em janeiro de 2022. O impacto total sobre a folha do executivo será de R$ 2,1 bilhões, afirma o governo.
Segundo a diretora do Fórum, Marlei Fernandes de Carvalho, os sindicatos queriam pelo menos, uma parte do reajuste neste ano. Mas o governo alegou que os índices estão no limite. A alternativa será concentrar o debate junto aos deputados, acompanhando as discussões e a evolução da receita do Estado.
Segundo o governador, houve um esforço para adequar os índices de outubro e março, indicados na proposta inicial, em uma única parcela de 2%, em janeiro de 2020, atendendo ao pedido dos servidores. Para Marlei, havia o interesse em ter parte do reajuste ainda neste ano de 2019.