Vamos praticar a gratidão

Maria Cristina Orcelli
O Mundo da Psicologia
Precisamos nos conscientizar que a saúde e o bem-estar são atingidos quando estamos em equilíbrio entre a parte física, mental e espiritual. Hoje vamos falar sobre a parte espiritual e aqui entra o sentimento de gratidão, que no mundo espiritual nos conecta com Deus, o criador. A neurociência explica o poder da gratidão no nosso corpo, quando sentimos gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensa do cérebro, este sistema é responsável pela sensação de bem-estar e prazer do nosso corpo.
Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que atingimos um objetivo, que existem coisas na nossa vida que merecem reconhecimento e agradecemos, ocorre liberação de dopamina, que é um neurotransmissor importante, pois aumenta a nossa sensação de prazer. ⠀⠀
Por isso, pessoas que agradecem sempre, vivem com níveis elevados de emoções positivas, tem mais satisfação com a vida, mais energia, disposição, ânimo e otimismo. A gratidão também estimula a liberação de outro hormônio chamado ocitocina, esse nos deixa mais afetivos, reduz a ansiedade, o medo, a fobia e a raiva, nos trazendo tranquilidade. Assim fica mais fácil eliminar pensamentos negativos que são desnecessários e tóxicos.
Não é possível sentir ao mesmo tempo gratidão e infelicidade. Então a escolha sempre será sua. Ocupe a sua mente com pensamentos positivos e exercite diariamente a gratidão.
Ao acordar experimente treinar seu cérebro a pensar nos diversos motivos que você tem para sentir gratidão. E no final do seu dia reflita sobre o que realizou, o que lhe deu prazer e comemore, seja com uma xícara de café, um grande abraço em você mesmo, assistindo um filme, tomando um banho gostoso, fazendo um brinde com quem é importante para você, enfim da maneira que puder e te trouxer mais alegria.