11 janeiro 2019 11:45 am

Você é ou está depressivo?

Maria Cristina Orcelli
O Mundo da Psicologia

Este mês dá ênfase à saúde mental e como segundo a organização mundial de saúde principalmente a depressão teve um aumento significativo no último ano, resolvi novamente trazer este tema para reflexão. Por meio do meu trabalho sei que a depressão não é brincadeira, preguiça ou falta de vontade como ainda vejo pessoas se referindo a ela, pelo contrário é uma doença e deve ser tratada pois dependendo do grau que a pessoa se encontra pode levar a morte.

Ela atinge quimicamente várias áreas do cérebro, causando baixa auto-estima, tristeza, pessimismo, sentimento de inferioridade, isso tudo combinados entre si, pode surgir em qualquer idade. Alguns sintomas podem ser detectados como: ansiedade, angústia, falta de interesse social, desânimo, medo, indecisão, humor depreciativo. Ou ainda sintomas físicos: dor de barriga, má digestão, azia, diarreia.

Como esta doença causa um desequilíbrio físico /químico é necessário procurar um psiquiatra para tomar a medicação correta e também um psicólogo para através da terapia combater as causas que levaram a depressão. Por último quero que você que está depressivo tome cuidado no que fala para os outros e principalmente a si mesmo, pois quando vamos nos referir a algo negativo jamais podemos dizer eu sou e sempre eu estou. Pois assim o comando que estará dando a sua mente é que logo vai passar pois estar é temporário.

Comentários Facebook

Comentários