Você sabe o que é Anorgasmia?

Maria Cristina Orcelli
O Mundo da Psicologia
É uma dificuldade persistente de atingir o orgasmo e isso não quer dizer que falte interesse e nem desejo, uma coisa não está relacionada a outra, atinge especialmente as mulheres de 30 a 75%. Também conhecida como transtorno do orgasmo.
A anorgasmia tem diferentes categorias, depende da intensidade da disfunção.
Começamos pela primária, onde a pessoa nunca teve um orgasmo, nem mesmo se masturbando.
Na secundária a pessoa viveu períodos em que conseguia atingir o orgasmo.
Na situacional, somente em situações muito específicas a pessoa consegue atingir o orgasmo
Na generalizada, a pessoa não consegue atingir o orgasmo, independentemente do tipo e da qualidade do estímulo.
A insatisfação com a relação sexual pode ser considerada o primeiro indício de um quadro de anorgasmia que é provocada pela dificuldade de atingir o ápice da excitação. Isso acaba afetando a vida pessoal da mulher e seus relacionamentos íntimos, pois é muito frustrante desejar algo e não conseguir alcançar.
Geralmente ocorre já no início da vida sexual, mas como nesse período é difícil estabelecer exatamente o que é um orgasmo, muitas acabam carregando por muitos anos esta disfunção. Raros são os casos provocados por doenças, na maioria são fatores psicológicos, bloqueios emocionais, como crenças, tabus, educação rígida, falta de conhecimento do próprio corpo, ansiedade, sentimento de culpa, insegurança, não se sentir merecedora de prazer, depressão, medo de não agradar o parceiro, medo de engravidar entre outros.
É possível tratar a anorgasmia? Não somente é possível enfrentar o problema como os resultados, na maioria dos casos, têm êxito na psicoterapia. Os atendimentos podem ser individuais ou em casal, dependendo das necessidades de cada caso.
Com o acompanhamento psicológico, a mulher tem a oportunidade de aumentar seu autoconhecimento, aprender mais sobre seu corpo, seus desejos, se livrar das amarras sociais, garantir uma relação sexual prazerosa e melhorar a comunicação com o parceiro.