


Homem é preso com mais de 3 kg de maconha em ônibus na BR-369, em Rolândia
2 de setembro de 2025Redação Paiquerê
A tradicional Festa da Padroeira do Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Londrina, que neste ano chega oficialmente à 28ª edição, aguarda um público ainda maior do que no ano passado no dia 12 de outubro de 2025. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas passem pelo templo religioso durante o dia, que cai num domingo, além de outras milhares de pessoas que participam das outras atividades programadas desde o início do mês. O tema desta vez está conectado com o Jubileu da Esperança, iniciado pelo papa Francisco: “Entre Maria e sua prima Isabel, um caminhar movido pelo anúncio da esperança”.
“Somos todos peregrinos. E o Dia da Padroeira é a data mais propícia para peregrinarmos com esperança no caminho do Senhor. Por isso, convidamos todos a participarem conosco desta festa religiosa, que é considerada a maior de toda a Arquidiocese de Londrina”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. De acordo com ele, outras mais de 15 mil pessoas passam pelas atividades anteriores, como novena, carreata, missas e celebrações programadas. A reunião geral dos voluntários e da comunidade que irão trabalhar no dia 12 está marcada para o dia 25 de setembro, após a missa das 19h. Quem quiser ajudar ainda pode se voluntariar, passando o nome para a secretaria ou organização.
No domingo dia 28 de setembro, às 16h, está marcada a missa de envio, quando serão abençoados os voluntários e as equipes. A Novena da Padroeira, também já tradicional na programação pré dia 12 será do dia 2 ao dia 10 de outubro, às 7h e às 19h30 durante a semana e às 7h e às 18h30 aos sábados e domingos. Em todos os dias, o Santuário terá praça de alimentação e bazar aberto para que a comunidade tenha a oportunidade de permanecer por ali, confraternizar e adquirir itens religiosos. Ao longo do último ano, diversas melhorias foram realizadas para acolher os peregrinos e fieis.
Carreata e bênção de carros
No dia 5 de outubro será realizada a Carreata da Padroeira, saindo da paróquia Santo Antônio, da Warta, após a missa das 8h, com destino ao Santuário, onde logo em seguida haverá a bênção de carros e veículos. “Já faz alguns anos, por causa da pandemia, que transferimos a bênção de carros para algum domingo antes do dia 12. Antes, era um momento realizado no meio da Festa da Padroeira, mas alteramos para não gerar aglomeração. Entretanto, a carreata se transformou num evento à parte, tendo crescido e tendo muita adesão da comunidade”, avalia o padre Rodolfo. Nesse dia 5 de outubro não será celebrada a missa das 11h, porque é justamente quando os veículos começam a chegar e passar em frente ao Santuário para receber a bênção dos padres e diáconos.
Vésperas
No sábado, dia 11 de outubro, será realizada uma liturgia especial, as Vésperas Solenes, celebrada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz. Na ocasião, criou-se uma tradição, que é a troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, um costume herdado do Santuário Nacional. A imagem de Londrina é fac-símile à original de Aparecida, certificada e atestada pelo Santuário Nacional, assim como o manto, confeccionado por lá. A cada ano, uma família doa o manto. Desta vez, é a família X
Programação
A programação do Dia da Padroeira começa desde os primeiros minutos do dia 12 de outubro. À meia noite inicia o já tradicional terço dos homens. As missas seguem nos horários estabelecidos nos últimos anos: 5h, 7h, 9h, 11h, 13h30, 15h e 17h. A partir das 4h já começa a formar fila para a primeira missa, normalmente mais concorrida. Às 12h haverá a consagração das crianças, já que no dia 12 de outubro também é celebrado o Dia das Crianças. Após a missa das 17h haverá a tradicional procissão pelas ruas da Vila Nova, seguida da sempre emocionante coroação de Nossa Senhora, que inicia tão logo a procissão chega ao Santuário, entre 19h30 e 20h.
Durante a Festa da Padroeira, funciona a praça de alimentação o tempo todo, com diversas opções de salgados e outras comidas, além de água, suco e refrigerante. No bazar, também serão vendidos pipoca e sorvete, além dos objetos religiosos de devoção. Ao longo do dia, padres e diáconos abençoarão os objetos dos peregrinos. Também estará aberta a Sala de Promessas para quem quiser deixar algum objeto que represente uma cura ou graça, além do velário, onde as pessoas poderão comprar velas e acendê-las em intercessão.
Santuário
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, nasceu como capelinha em maio de 1940. Em 1º de março de 1952 se transformou em paróquia e em 1997 foi elevado a Santuário, convertendo-se num centro de evangelização, peregrinação e referência no turismo religioso, recebendo devotos e fieis do Paraná e de outros estados, afinal, as promessas podem ser cumpridas no Santuário de Londrina. A Festa da Padroeira, hoje, recebe mais de 40 mil pessoas somente no dia da padroeira do Brasil.
Com Assessoria