


Apresentado no Londrina, Vanderley explica suas características e confia no acesso; assista
4 de setembro de 2025


APVE Londrina disputa fase final do Paranaense Feminino 2025 neste fim de semana
4 de setembro de 2025Redação Paiquerê
Após cinco anos fechada para visitas, a Mata dos Godoy foi oficialmente reaberta na quarta-feira (3), em Londrina. A solenidade contou com a presença do prefeito Tiago Amaral e do secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, além de autoridades municipais e estaduais.
Durante o evento, Greca ressaltou o valor simbólico e ambiental do parque, localizado entre os distritos do Espírito Santo e São Luiz, em uma área de 690 hectares de Mata Atlântica preservada. Ele lembrou que o espaço é cortado pelo Trópico de Capricórnio e comparou sua dimensão a “700 campos de futebol de área verde”, abrigando desde a onça-pintada até aves como o colibri, a mãe-da-lua e o pica-pau-de-peito-amarelo.
“A reabertura do parque é muito importante para o turismo, desde que sustentável. Para as fazendas vizinhas, significa mais polinização e vida. É um orgulho preservar tamanha biodiversidade”, afirmou.
Greca também destacou a necessidade de associar preservação à educação ambiental. Segundo ele, apenas com o envolvimento da comunidade e a conscientização das novas gerações será possível manter o patrimônio em pé. “Uma floresta só se mantém em pé quando sua riqueza é acompanhada pela riqueza de ideias. Queremos garantir a presença de um guarda-parque e uma casa ativa de educação ambiental. Sei que os londrinenses são bairristas, e isso é algo positivo para cuidar deste patrimônio”, disse.
O secretário ainda lembrou visita recente ao Hospital Veterinário da UniFil, que acolhe animais silvestres resgatados por meio de parceria com o Instituto Água e Terra (IAT). “Vi uma coruja cega, aves eletrocutadas e tucanos atingidos pela caça. Isso mostmpra a iortância de criarmos corredores de biodiversidade, para garantir que os animais encontrem abrigo adequado e, ao mesmo tempo, contribuam para a polinização das lavouras com abelhas nativas”, frisou.
Com a reabertura, o público poderá visitar o parque de quarta a segunda-feira, das 8h às 17h, mediante cadastro no Centro de Visitantes. O espaço conta com três trilhas principais e passou por reformas estruturais, incluindo melhorias em encanamento, cercas, telhados, limpeza e sinalização.