


Curso Cozinha Brasileira ensina receitas e procedimentos a mulheres de Londrina
5 de junho de 2025Redação Paiquerê
Em homenagem à imigração italiana, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413), lançou na terça-feira (3), às 16h, a 4ª mostra “150 Anos da Imigração Italiana no Brasil”. A exposição ficará aberta ao público até o dia 27 de junho, com entrada gratuita, e os interessados poderão visitá-la de segunda à sexta, das 7h30 às 18h.
Para visita de grupos maiores, o agendamento pode ser feito por meio do telefone da Biblioteca (43) 3371-6500 ou do e-mail [email protected].
A mostra é uma realização da I Bravissimi e do Museu Histórico de Londrina, em parceria com a Prefeitura de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Escola Ítalo e Associação dos Amigos do Museu.
Segundo a organização da mostra, a escolha da biblioteca para sediar essa edição se deu por conta da boa localização, viabilizando que todos possam conferir.
A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão da Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Tatiane Batista dos Santos, falou sobre a importância da exposição. “É uma honra receber essa exposição que conta um pouco das histórias dessas famílias e possibilita que outras pessoas, principalmente as novas gerações, conheçam essa história também”, citou.
Com obras da artista Nice Favoreto, a exposição busca homenagear a memória italiana por meio de fotografias, objetos e documentos de acervos, totalizando aproximadamente 40 artefatos.
A artista Nice Favoreto explicou sobre a utilização de material oriundo de demolições para a produção de suas obras. “O material vem direto de fazendas, casas de colonos e algumas casas antigas de Londrina, adquiridos de uma pessoa que faz a demolição e comercialização dessas madeiras que trazem em si a história da colonização. Por isso, são tão significativas e especiais para o desenvolvimento da minha arte”, declarou.
Além das obras de Favoreto, a exposição conta com um acervo de registros de cerca de 100 famílias italianas que residem em Londrina.
A exposição é itinerante; anteriormente, seu acervo foi exposto no Sesc Cadeião, na sede da Prefeitura de Londrina e no Shopping Boulevard. A organização busca trazer novidades a cada edição e, para essa 4ª mostra, será o lançamento do projeto Album di Famiglia.
O projeto visa a elaboração de álbuns com fotografias, documentos e relatos de imigrantes italianos e suas famílias. Os álbuns podem ser produzidos em três tamanhos diferentes, e o pedido deve ser realizado pelo WhatsApp da I Bravissimi, número (43) 99957-7031.
Com Ncom