


Com 7,8 mil projetos, Banco do Agricultor já liberou R$ 1 bilhão para produtores rurais
6 de maio de 2025


Audiência pública do PPA discute Saúde, Meio Ambiente e Agricultura nesta quinta (8)
7 de maio de 2025Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Inspetoria de Educação, Aperfeiçoamento e Ensino da Guarda Municipal de Londrina, deu início ao Estágio de Qualificação Profissional (EQP) 2025, atividade anual voltada ao aprimoramento técnico e operacional de todos os agentes da instituição. A iniciativa visa assegurar que os guardas municipais estejam constantemente atualizados e preparados para atuar com excelência em suas atribuições.
Neste ano, cerca de 350 guardas municipais participarão do EQP, distribuídos em dez turmas. As aulas ocorrerão nas dependências do Centro de Formação da Guarda Municipal. A primeira turma iniciou o estágio na segunda-feira (5), enquanto a última terá aulas a partir do dia 8 de setembro. Cada turma realizará o estágio durante uma semana, com carga total de 80 horas/aula, sendo 42 horas presenciais e 38 horas em formato de Ensino a Distância (EAD). O quadro de instrutores do Estágio de Qualificação Profissional é 100% composto por guardas municipais.
Para o inspetor responsável pela capacitação, GM Bezerra, a qualificação continuada é essencial para o bom desempenho da instituição. “O estágio de qualificação anual da guarda é fundamental para garantir um serviço público mais eficiente, seguro e alinhado às necessidades do cidadão londrinense. A capacitação contínua permite que nossos agentes atualizem seus conhecimentos, reforcem técnicas operacionais e aprimorem o atendimento ao cidadão, estando sempre preparados para lidar com os desafios do dia a dia que a profissão exige. Essa formação não apenas fortalece a atuação da corporação, mas também contribui diretamente para a valorização profissional e para a confiança da sociedade no trabalho da Guarda, que vem sendo desempenhado com excelência”, concluiu.
A programação do curso abrange temas fundamentais para o cotidiano da segurança pública, tais como:
• Direito, com ênfase em violência contra a mulher e os novos entendimentos do STF sobre o papel da Guarda Municipal;
• Direitos Humanos, incluindo abordagens sobre grupos minoritários, população LGBTQIA+, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outros;
• Técnicas de abordagem e noções de CQB (Combate em Ambiente Confinado);
• Armamento e tiro;
• Condicionamento físico;
• Tipificação de ocorrências;
• Violência escolar.
Com o EQP 2025, a Guarda Municipal de Londrina reafirma seu compromisso com a qualificação contínua de seus agentes e com a prestação de um serviço cada vez mais eficiente e humanizado à população londrinense.
Com Ncom