


DER/PR publica edital do Viaduto da Esperança da BR-369 em Cambé
6 de novembro de 2025


Prefeitura entrega reforma do Terminal Urbano Central
6 de novembro de 2025Redação Paiquerê
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está colocando equipamentos modernos de raio-x para substituir os antigos aparelhos que vinham sendo utilizados nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Jardim Sabará e Centro. Cada local está recebendo um novo raio-x para otimizar os atendimentos e aprimorar a qualidade dos serviços prestados, conforme as diretrizes do plano de gestão 2025-2028 da saúde pública municipal.
A substituição está sendo realizada por meio de um processo licitatório para locação dos equipamentos novos, com valor mensal de R$ 7,9 mil para cada, totalizando R$ 15,8 mil. Em formato de teste, a ata de registro de preço tem validade de um ano, prorrogável por mais um.
Segundo o cronograma da SMS, nesta quinta-feira (6), na UPA Sabará, será feita a desinstalação do equipamento antigo e a adequação do sistema elétrico para receber o novo raio-x. Já na sexta-feira (7) terá início a instalação da nova máquina. A previsão é que o aparelho esteja pronto para funcionar, nesta unidade, na próxima segunda-feira (10).
Durante esse período, de 6 a 10 de novembro, todos os exames de raio-x da UPA Sabará serão feitos temporariamente na UPA Centro, que, posteriormente, também passará pela troca do equipamento de raio-x.
A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, contextualizou que a atualização dos equipamentos, nas duas unidades, integra o planejamento estratégico de renovação das ferramentas necessárias para aprimorar as dinâmicas de trabalho dentro das UPAs no atendimento de urgência e emergência. “Desde que a gestão assumiu, em 1º de janeiro, os raio-x na UPA Sabará e Centro vêm apresentando problemas recorrentemente. Vimos a necessidade de montar um plano de contingência para resolver o problema, já que esses exames são essenciais, em especial para pacientes de ortopedia. Com um remanejamento orçamentário, foi possível abrir licitação para locação de equipamentos modernos e atualizados para evitar longas esperas ou necessidade de encaminhamento para outras unidades. Ganharemos com mais eficiência nos atendimentos”, avaliou.
O diretor de Urgência e Emergência da SMS, Cleiton Santana, disse que o processo de instalação dos novos raio-x foi adotado para suprir uma necessidade antiga, já que os equipamentos atuais vinham operando desde a inauguração das unidades, instalados na UPA Sabará em 2013, e na UPA Centro Oeste em 2015. “Por conta do elevado número de exames realizados nesses mais de dez anos, e recorrentes manutenções, a gestão do prefeito Tiago Amaral e da secretária Vivian Feijó, à frente da Saúde, decidiu pela substituição dos equipamentos por meio de locação”, afirmou.
Santana informou que os equipamentos novos são modelos modernos com tecnologia digital que aceleram o processo de digitalização dos exames. “Assim, após o exame realizado, a própria placa do raio-x faz a digitalização e encaminhamentos ao sistema para os consultórios médicos, sem a necessidade de outras técnicas. Por se tratarem de aparelhos com tecnologia mais avançada, a previsão é que os processos gerais se tornem mais rápidos”, apontou.
Com Ncom




