


Apoiadores de Bolsonaro pedem anistia ao ex-presidente e aos presos do 8 de janeiro em ato de 7 de Setembro em Londrina
8 de setembro de 2025


Roger confia no acesso do Londrina após empate: “Vai acontecer”
8 de setembro de 2025Redação Paiquerê
Londrina estará representada em um dos principais programas globais de treinamento de gestores públicos e privados voltados à captação de recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano. O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Paulo Henrique Ferreira, participará da quarta edição do InfraLeaders 2025, que será realizado de 8 a 12 de setembro, nas cidades de Durham (Inglaterra) e Edimburgo (Escócia).
O evento é promovido pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e pela B3, com apoio institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de Banco do Brasil, Tesouro Nacional, Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e InfraWomen. Durante cinco dias, universidades de referência, como a Durham University e a Heriot-Watt, receberão gestores e especialistas para debater os desafios e o futuro da infraestrutura.
A participação de Londrina no programa será sem custos para o Município, já que a inscrição foi aprovada por meio de incentivo do Banco do Brasil, da B3 e do BID. Segundo Paulo Henrique Ferreira, a presença no InfraLeaders reforça a missão da Codel de atuar como agente de fomento à atração de investimentos e projetos estruturantes.
“Vamos ter a oportunidade de apresentar os nossos projetos e estudos iniciais a líderes mundiais, inclusive ministros do Brasil que estarão no evento. É uma grande chance de aproximar Londrina de potenciais investidores e organismos internacionais”, destacou.
Entre os projetos que serão apresentados, está a proposta de criação de um condomínio industrial na cidade, em fase de discussão com a Prefeitura e secretarias municipais. Ferreira ressaltou que a aproximação com o BID é estratégica, pois a instituição pode financiar projetos de desenvolvimento econômico e social com juros reduzidos ou até a fundo perdido.
A gestão da Codel já colhe resultados no campo das conexões internacionais. Neste ano, Londrina foi aprovada para integrar a 12ª edição do programa global de aceleração e empreendedorismo regional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O MIT REAP tem duração de dois anos e permitirá ao Município acesso a soluções inovadoras e aplicáveis no dia a dia da cidade.
“É importante para Londrina estar conectada a essas iniciativas e trazer referências de modelos que deram certo no mundo. Essa é uma missão que recebi do prefeito Tiago Amaral, de atrair novos investimentos e acelerar o desenvolvimento de projetos estruturantes para a cidade”, concluiu Ferreira.
Com Ncom