


Ateliê de Artes promove vivências artísticas para crianças na Vila Triolé
11 de janeiro de 2026


Morre Manoel Carlos, um dos principais autores de novela brasileira
11 de janeiro de 2026Redação Paiquerê
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), prorrogou o prazo de inscrições da 5ª edição do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). Agora, agentes culturais de todo o Estado têm até o dia 15 de janeiro de 2026, às 18h, para inscrever seus projetos por meio da plataforma SIC.Cultura.
Lançado no final de novembro, o Profice 2025 disponibiliza R$ 20 milhões em recursos para o desenvolvimento de projetos culturais em todo o Paraná, por meio do mecanismo de renúncia fiscal do ICMS. Os editais estão organizados em quatro eixos, contemplando ações de produção, difusão, formação, pesquisa e preservação do patrimônio cultural.
“A SEEC mantém um compromisso permanente com o diálogo aberto e qualificado com a classe artístico-cultural, como parte de uma gestão atenta às dinâmicas do setor”, afirma a Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura. “A prorrogação das inscrições do Profice contribui para ampliar o acesso ao programa e garantir que os agentes culturais tenham condições adequadas para concluir seus projetos. Nosso dever é construir políticas públicas de forma transparente, participativa e acessível, fortalecendo o fomento à cultura em todo o Paraná”, conclui a secretária de Cultura.
Nesta edição, a diretriz de descentralização foi reforçada, destinando 60% dos recursos para projetos realizados fora de Curitiba, além de reservar 20% do montante total para iniciativas apresentadas por pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência.
A partir de 2025, o Programa passa a ser lançado anualmente, consolidando-se como uma política pública permanente de incentivo à cultura no Paraná. Para 2026, está prevista a destinação de mais R$ 30 milhões para os editais estaduais.
Todo o processo de inscrição, seleção e acompanhamento dos projetos é realizado exclusivamente pelo Sistema SIC.Cultura. Para participar, é obrigatório estar inscrito no Cadastro de Agentes Culturais do Paraná, disponível na mesma plataforma.
Com AEN




