


Entidades manifestam preocupação com efeitos de tarifaço de Trump
10 de julho de 2025


Londrina ganha sede regional da Defesa Civil para atendimento a 40 municípios
11 de julho de 2025Redação Paiquerê
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (10), um novo boletim epidemiológico sobre a dengue no município. Desde o início do ano, foram registradas 19.292 notificações da doença. Deste total, 4.325 casos foram confirmados, 13.318 descartados e outros 1.649 ainda estão em investigação. A cidade também contabiliza nove mortes relacionadas à dengue em 2025.
Em relação à chikungunya, o levantamento aponta oito notificações. Uma delas foi confirmada como caso importado, seis foram descartadas e uma permanece em análise.
Segundo o mapa de incidência da SMS, que detalha os casos notificados por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a curva epidemiológica da dengue apresenta comportamento estável nas últimas semanas.
A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin, afirmou que, embora os números estejam em queda, as medidas preventivas continuam em andamento. As equipes seguem realizando bloqueios nos locais com casos notificados e ações de rotina. Com a redução nas notificações, a SMS decidiu não realizar operações de campo no próximo fim de semana.
Para reforçar a mobilização da comunidade, o Dia D Contra a Dengue será promovido na próxima quarta-feira, dia 19, a partir das 14h. A atividade integra o programa “Orgulho do Meu Bairro” e acontecerá no Conjunto Cafezal, na zona sul da cidade.
A população pode colaborar com o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti denunciando possíveis focos por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-400-1893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível registrar denúncias pelo site: https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias.
Com Ncom