


Boulevard Shopping Londrina terá Saldão de Inverno até domingo
11 de julho de 2025


Gilmar Mendes, do STF, diz que Brasil vive capítulo de resistência democrática
11 de julho de 2025Redação Paiquerê
Lideranças políticas e representantes da governança do turismo participaram nesta sexta-feira (11), em Ibiporã, do evento de implementação do Território Turístico Norte do Paraná. A iniciativa visa integrar os municípios da região em uma estratégia colaborativa de desenvolvimento do setor, fortalecendo a identidade e os ativos turísticos locais.
O encontro foi realizado no Cine Teatro Padre José Zanelli e contou com a presença do prefeito de Londrina, Tiago Amaral, do secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, e de representantes da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Casa Civil, Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp), Codel e Secretaria de Turismo de Ibiporã.
O projeto se alinha à política nacional de regionalização do turismo e busca promover ações conjuntas entre os municípios para ampliar a visibilidade, o planejamento e a qualificação da oferta turística. Londrina, reconhecida pelo Ministério do Turismo como Município Turístico de categoria A, desponta como polo estratégico da região.
A diretora de Turismo da Codel, Herika Galli, destacou que a cidade vem investindo em infraestrutura e mobilidade, com foco no fortalecimento do setor. O Aeroporto Governador José Richa, principal ponto de acesso aéreo da região, passa por obras que ampliaram o terminal de passageiros em 40%. O próximo passo será a instalação do ILS, equipamento aguardado há décadas, que permite pousos e decolagens em condições climáticas adversas.
Entre os projetos em andamento estão a construção do Centro de Atendimento ao Turista Inteligente, prevista para iniciar em 2026, e a criação de um parque linear ambiental, que deve ser o maior da América Latina em área aberta. Também está em fase final a revitalização do Parque Arthur Thomas, com entrega prevista para agosto.
A meta da atual gestão é ampliar a participação do turismo no PIB de Londrina de 0,7% para 8% até 2028. A integração regional promovida pelo Território Turístico Norte do Paraná está alinhada a esse objetivo e potencializa segmentos como o turismo de negócios, lazer, eventos, gastronomia e cultura.
Além de Londrina, Ibiporã se destaca na articulação regional, apostando no turismo religioso e na valorização da zona rural. A secretária de Turismo do município, Luciana Masson, enfatizou que a nova configuração turística representa um ciclo de avanços com base na complementaridade entre as cidades, fortalecendo a identidade regional.
A Codel também promove ações de divulgação, como apoio a eventos, participação em feiras e festivais, e a execução do Plano Municipal de Turismo. A expectativa é que, com o apoio do Governo do Estado, a região alcance maior projeção e fortaleça a economia por meio do turismo.
Com Ncom